Adrian Newey mira 2026 enquanto Aston Martin pontua no GP da Espanha

quinta-feira, 5 de junho de 2025 às 17:07

Andy Cowell e Adrian Newey

Adrian Newey revela os caminhos conceituais da Aston Martin para 2026 enquanto Alonso marca pontos em Barcelona e o AMR25 recebe atualizações finais.

A Aston Martin voltou a marcar pontos pela primeira vez desde o GP de Miami, graças a uma performance sólida de Fernando Alonso no GP da Espanha, realizado no último fim de semana. Apesar das dificuldades enfrentadas durante a corrida, o bicampeão mundial conseguiu levar o AMR25 até a zona de pontuação, encerrando um jejum incômodo para a equipe britânica.

Alonso mostrou ritmo competitivo ao avançar ao Q3 na classificação, mas no domingo, o desempenho do carro ficou aquém do ideal. Mesmo com as atualizações recentes, a Aston Martin permanece firmemente posicionada no pelotão intermediário da Fórmula 1, onde cada detalhe conta — da estratégia à execução — para garantir posições entre os dez primeiros.

No entanto, o ritmo surpreendente da Sauber em Barcelona serviu como alerta: a luta no meio do grid está mais acirrada do que nunca, e a Aston Martin precisa acelerar seu progresso. Para muitos dentro da equipe, a verdadeira chance de um salto competitivo está concentrada no novo regulamento técnico de 2026.

Adrian Newey aposta alto na Aston Martin para 2026

É justamente com os olhos voltados para esse novo ciclo que Adrian Newey, recém-chegado à equipe, está direcionando seus esforços. Considerado o projetista mais vitorioso da história da Fórmula 1, Newey acredita que o novo regulamento representa uma oportunidade significativa para a Aston Martin alcançar a tão sonhada condição de equipe de ponta.

“O mais interessante dessas mudanças é a incerteza”, comentou Newey. “Estamos explorando vários conceitos diferentes. Não sabemos ainda quais serão os mais eficazes, mas essa é a beleza da F1: descobrir, testar, errar e acertar.”

A fase atual, marcada por um calendário exigente e uma competição apertada, também tem revelado avanços importantes na equipe. A correlação dos dados de túnel de vento com a pista melhorou consideravelmente, especialmente após as atualizações introduzidas em Ímola — que trouxeram ganhos de desempenho significativos. Embora a confiabilidade e decisões estratégicas ainda tenham custado pontos preciosos em Ímola e Mônaco, o fato de Alonso brigar por posições no top 10 por mérito já é um progresso claro.

Foco total no projeto do carro de 2026

A estrutura da Aston Martin em Silverstone já é uma das mais modernas da F1, com novas instalações e recursos de última geração. Porém, como o próprio Newey destaca, isso não é suficiente: é preciso saber aplicar bem esses recursos.

Uma das prioridades é o crescimento do departamento de aerodinâmica, um setor chave na era do teto orçamentário e da limitação de pessoal. Segundo Newey, será essencial escolher com precisão os caminhos conceituais mais promissores e alocar os recursos de forma estratégica.

Atualizações em 2025 e expectativa realista

Ainda há um último pacote de atualizações previsto para o AMR25 nesta temporada, programado para uma das etapas europeias restantes. No entanto, essas melhorias já estavam em desenvolvimento há meses, e não devem alterar drasticamente o desempenho da equipe em 2025.

Com isso, a atenção total está voltada para o carro de 2026, que deve incorporar os conceitos mais avançados concebidos pela equipe técnica de Newey. A aposta é clara: construir uma base sólida e competitiva para finalmente brigar por vitórias e campeonatos na nova era da Fórmula 1.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.