Muitos rivais no paddock questionam punição branda a Max Verstappen após colisão com George Russell

quinta-feira, 5 de junho de 2025 às 15:01

George Russell e Max Verstappen

Decisão dos comissários no GP da Espanha causa controvérsia entre rivais da Red Bull no paddock da Fórmula 1

A punição de Max Verstappen após colisão com George Russell no Grande Prêmio da Espanha de Fórmula 1 continua gerando polêmica. O holandês da Red Bull recebeu uma punição de 10 segundos, que o fez cair de P5 para P10, além de perder nove preciosos pontos no campeonato.

A punição, no entanto, não foi suficiente para acalmar os ânimos no paddock. Segundo o jornalista Chris Medland, da RACER, diversos membros de equipes rivais questionaram a leveza da decisão dos comissários, especialmente diante de precedentes mais duros e do histórico de Max Verstappen.

Verstappen agora soma 11 pontos de punição em sua superlicença, ficando a apenas um ponto de uma possível suspensão — cenário inédito em sua carreira e altamente preocupante para a Red Bull.

Comparações com Vettel e dúvidas sobre critérios da FIA

A comparação mais citada foi com o caso de Sebastian Vettel no Azerbaijão em 2017, quando o alemão recebeu um stop and go de 10 segundos (equivalente a mais de 30 segundos totais) por colidir deliberadamente com Lewis Hamilton durante um período de safety car.

Embora Verstappen tenha acelerado brevemente antes do toque com Russell, como apontado por Helmut Marko após análise dos dados da equipe, os comissários da FIA não viram intenção clara na manobra, o que foi determinante para uma punição mais branda.

Medland destacou que a presunção de intenção é algo que os comissários evitam a todo custo em decisões durante corrida. Mesmo assim, a dúvida persiste: por que a ação de Verstappen não foi tratada com o mesmo rigor aplicado a Vettel?

David Croft vê manobra como “inteligente”, mas ainda arriscada

O comentarista David Croft, da Sky Sports, também analisou o incidente e concluiu que Verstappen foi “inteligente” ao não bater com muita violência em Russell. Segundo ele, a manobra evitou que os comissários interpretassem o lance como algo deliberado para tirar o britânico da corrida.

Verstappen, por sua vez, reconheceu o erro após a corrida: “A manobra não deveria ter acontecido”, escreveu nas redes sociais. Internamente, ele também teria se irritado com a equipe por ter sido orientado a devolver a posição a Russell, considerando a disputa como um “50/50”.

Risco de suspensão e impacto no campeonato

Além do incidente também ter colocado mais lenha na fogueira entre dois pilotos que não se gostam, com os 11 pontos acumulados, Verstappen precisa evitar qualquer infração nas próximas duas corridas para que os pontos do incidente com Lando Norris no GP da Áustria de 2024 expirem. Caso contrário, uma corrida de suspensão pode comprometer definitivamente sua temporada.

Atualmente, o piloto da Red Bull está 49 pontos atrás de Oscar Piastri, líder do campeonato e vencedor do GP da Espanha, o que o coloca em uma posição cada vez mais desfavorável na briga pelo título.

Considerações finais

A punição de Max Verstappen após colisão com George Russell reacendeu o debate sobre consistência e critérios nas decisões da FIA. Com uma margem mínima para erros e rivais pressionando dentro e fora da pista, o holandês terá um desafio duplo nas próximas etapas: manter o ritmo e o controle emocional.

AS - www.autoracing.com.br

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