Red Bull estreia carro mula de 2026

quinta-feira, 5 de junho de 2025 às 14:18

Red Bull testa carro mula

Red Bull testa simulação do regulamento de 2026 em Barcelona e aponta queda significativa no downforce dos carros de Fórmula 1

A estreia do carro mula da Red Bull durante os testes da Pirelli nesta semana em Barcelona ofereceu um vislumbre valioso do que esperar para a Fórmula 1 em 2026. A grande novidade? Uma perda significativa de downforce, que deve alterar completamente o comportamento dos carros.

Yuki Tsunoda foi o responsável por conduzir o carro adaptado — baseado no RB19 de 2023 — em simulação das novas regras aerodinâmicas que entrarão em vigor a partir do próximo ano. A Red Bull, assim como outras equipes envolvidas no teste, está usando esse tipo de carro mula para entender os impactos técnicos das mudanças.

As projeções atuais indicam que os carros de 2026 terão entre 15% e 20% menos downforce em comparação com a geração atual, que ainda segue em evolução entre as temporadas 2024 e 2025. A diferença foi visível no nível de asa utilizado por Tsunoda, bem mais voltado para configurações de baixa carga aerodinâmica, similares às vistas em circuitos como Monza e Las Vegas.

Diferença de desempenho e aerodinâmica ativa

Com os testes conduzidos pela Red Bull, Racing Bulls e Mercedes, os tempos de volta também refletiram essa perda de desempenho aerodinâmico. Kimi Antonelli, da Mercedes, foi o mais rápido, marcando 1m14.903s — tempo significativamente mais alto do que a pole de Oscar Piastri no GP da Espanha (1m11.546s).

imagem: The Race

Apesar disso, a previsão é que os carros de 2026 consigam compensar parte da perda com o novo sistema de aerodinâmica ativa, que permitirá ajustes automáticos das asas: maior downforce nas curvas e asas planas nas retas, aumentando a velocidade em linha reta.

Originalmente, a FIA previa uma redução de até 40% no downforce, mas após preocupações com o desempenho excessivamente baixo, as regras foram revistas. Segundo Nikolas Tombazis, diretor de monopostos da FIA, houve um ganho de cerca de “50 pontos de downforce” em relação ao projeto inicial, o que deve resultar em carros apenas 15% mais lentos em termos aerodinâmicos — e com tempos de volta bastante próximos aos atuais.

Pirelli define últimos detalhes dos pneus de 2026

O teste em Barcelona também faz parte do cronograma da Pirelli para homologar a construção dos pneus de 2026. A data limite para aprovação do projeto é 1º de setembro, com os compostos podendo ser definidos até 1º de dezembro.

Um novo teste com pneus slicks será realizado após o GP da Inglaterra, enquanto um teste em pista molhada com a Ferrari está agendado para os dias 19 e 20 de junho em Fiorano.

A estreia do carro mula da Red Bull reforça a expectativa de uma grande transformação na Fórmula 1 a partir de 2026 — menos aderência aerodinâmica, nova filosofia de design e estratégias de corrida que podem mudar radicalmente.

AS - www.autoracing.com.br

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