GP de Mônaco será o primeiro de Newey com a Aston Martin
quinta-feira, 22 de maio de 2025 às 9:16
Fernando Alonso, Adrian Newey, Lawrence e Lance Stroll
Andy Cowell acha que a primeira corrida de Adrian Newey com a Aston Martin em Mônaco dará uma maior compreensão de onde a equipe precisa melhorar.
Newey começou a trabalhar na Aston em março, mas ficou na fábrica projetando o carro de 2026 durante as sete primeiras etapas da temporada.
O AMR25 não tem sido tão competitivo quanto a equipe esperava, com Fernando Alonso ainda sem pontos, mas a influência de Newey sobre esse carro foi mínima.
Cowell acredita que ter a presença do projetista de maior sucesso na história da Fórmula 1 nas reuniões de engenharia na pista e na garagem ajudará a equipe a descobrir onde estão seus pontos fortes e fracos atualmente.
“Quando Adrian chegou no início de março, dissemos: ‘Precisamos que Adrian se concentre em 2026 e na arquitetura do carro’, é nisso que ele está focado principalmente”, disse Cowell à mídia.
“As conversas na hora do almoço não incluíram apenas o que ele estava comendo ou fazendo no fim de semana, também falamos sobre o carro de 2025 e quais poderiam ser os problemas, mas é uma equipe de engenharia separada que está trabalhando no carro atual”.
“Enquanto ele trabalha no carro de 2026, pode ver as ferramentas que temos, especificamente o CFD, o túnel de vento e todo o caminho de informações da prancheta aos resultados no túnel de vento”.
“Com isso, aprendemos quais são nossos pontos fortes e fracos, como manter os fortes e melhorar os fracos, é isso que ele tem feito na fábrica”.
“Ele está aqui, verá como operamos em um ambiente de fim de semana de corrida, como otimizamos o carro. Vai observar o que está indo bem e o que não está. Isso ajuda com nossas tarefas e listas do que trabalhar para nos tornarmos mais fortes”.
Cowell falou sobre a “genialidade” geral de Newey e se ele ficou surpreso com alguma coisa que o ex-chefe técnico da Red Bull fez.
“Na arquitetura de 2026, ele é provavelmente um dos poucos engenheiros da categoria que consegue analisar todo o aspecto do carro”.
“Não é apenas genialidade aerodinâmica, é genialidade arquitetônica automotiva, explorar cada detalhe, incluindo pensar em como você mudaria o acerto em um treino livre compacto. Ele está cobrindo todo o espectro de uma temporada de sucesso”.
adrian newey, andy cowell, aston martin, f1, formula 1, gp de monaco, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.