Damon Hill fala sobre pilotos fenômenos da Fórmula 1

segunda-feira, 19 de maio de 2025 às 17:32

Damon Hill

O debate sobre quem é o melhor piloto da história da Fórmula 1 nunca terminará, pois a cada grande piloto que surge, as pessoas querem compará-lo a outros do passado

É praticamente impossível tentar comparar pilotos lendários como Juan Manuel Fangio, Ascari, Clark e Senna com nomes como Lewis Hamilton e Max Verstappen.

Não só o nível de tecnologia e segurança na Fórmula 1 aumentaram exponencialmente, mas também o número de corridas de cada temporada e as exigências de cada piloto.

Os pilotos sempre se inspiram na geração anterior, e enquanto Hamilton considerava Ayrton Senna seu ídolo, Senna buscava inspiração no grande Jim Clark.

A geração de pilotos de Hamilton também teria considerado o heptacampeão mundial Michael Schumacher e a dinastia que ele criou na Ferrari como um exemplo do que gostariam de criar. Mas quase nenhum dos pilotos atuais citam Michael Schumacher como inspiração.

Damon Hill foi companheiro de equipe de Ayrton Senna por alguns meses durante sua carreira na Fórmula 1 e continua afirmando que nunca haverá um piloto como ele. Hill depois teve uma rivalidade acirrada com Schumacher e foi perguntado sobre a posição do alemão em comparação com os dois pilotos mais condecorados atualmente no grid.

Damon Hill classifica Michael Schumacher, Lewis Hamilton e Max Verstappen

Hill foi questionado no High Performance Podcast sobre qual posição Verstappen ocupa para ele na lista dos maiores pilotos da F1 e respondeu: “Na parte de cima, sem dúvida.”

Jake Humphrey perguntou se ele era o número um e ele continuou: “Talvez. Quer dizer, em termos de eficácia, preparação, maturidade, velocidade, ele é um fenômeno.”

“E existem pouquíssimos pilotos fenômenos. São os que conhecemos, Fangio, Clark, Senna e Michael Schumacher.”

Em seguida, ele foi questionado sobre sua posição no debate Verstappen x Hamilton e explicou: “Lewis é um tipo diferente de piloto.” Então, o que estou dizendo é que ele é mais um florete do que um machado de batalha nas competições.”

“Eles são diferentes. Acho que a habilidade natural de Lewis… acho que nem ele sabe a profundidade disso.”

“Ele simplesmente, de alguma forma, foi dotado de um talento extraordinário para pilotar e também de uma paixão por corridas.”

“Ele ainda quer correr, são mais diferenças de caráter do que qualquer outra coisa, eu diria.”

Michael Schumacher Lewis Hamilton Max Verstappen
GPs disputados 306 363 216
Pole positions 68 104 43
Vitórias 91 105 65
Pódios 155 202 116
Títulos 7 7 4

Hill foi então questionado sobre onde Schumacher se encaixa na lista, ao que ele respondeu: “Quer dizer, ele está no mesmo nível de Lewis em termos de… quer dizer, as estatísticas são um problema porque há mais corridas agora, etc.”

“Então, campeonatos, longevidade, você precisa ajustar tudo isso.”

“Acho que eles estão empatados, o Max ainda tem muito a fazer em termos de, tendo dito o que eu disse sobre estatísticas, acho que o Max ainda precisa entregar mais.”

“Enquanto Michael conquistou seus campeonatos, talvez Lewis tenha conquistado seus campeonatos, talvez tenha havido um oitavo título, o que não aconteceu, o que deveria ter acontecido. Mas talvez ele devesse ter perdido quando o Felipe Massa venceu, o quê, eu não sei.”

Max Verstappen comparado a Michael Schumacher durante a temporada de F1 de 2025

A carreira de Hamilton só poderá ser avaliada adequadamente quando ele finalmente decidir se aposentar.

A Ferrari assinou um contrato inicial de dois anos com Hamilton, com opção de extensão por mais um ano.

Se o piloto de 40 anos conseguir conquistar o oitavo título, será indiscutivelmente o maior piloto de todos os tempos, mas até lá, as comparações serão sempre feitas entre ele e Schumacher.

Hill acredita que Verstappen terá um longo caminho a percorrer antes de atingir esse nível.

No entanto, Verstappen é frequentemente comparado a Schumacher, visto que ambos têm abordagens muito semelhantes em relação à pilotagem.

Se ele conseguir vencer o campeonato de pilotos este ano, certamente entrará no mesmo panteão de pilotos que Hamilton e Schumacher, e as atualizações que a Red Bull apresentou no GP da Emilia Romagna podem ser a chave para alcançar esse feito.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.