Red Bull animada com “avanço” após atualizações

segunda-feira, 19 de maio de 2025 às 9:35

Max Verstappen

Um “avanço” na Red Bull pode ter chegado em cima da hora para resgatar a busca de Max Verstappen pelo quinto título mundial consecutivo.

O holandês e a equipe foram para Imola lamentando o domínio “deprimente” da McLaren em Miami.

Helmut Marko, consultor da Red Bull, e Jos Verstappen, pai de Max, admitiram que o pacote de atualização para Imola provavelmente era a última chance de colocar a campanha de volta nos trilhos.

“Trouxemos várias peças novas para cá”, disse Marko depois da vitória de Verstappen no domingo, reduzindo sua desvantagem no campeonato para apenas 22 pontos.

“Acho que fomos ainda melhores do que a McLaren. Fomos simplesmente mais rápidos. Esta é a primeira vez em um ano que as atualizações tiveram um efeito positivo no carro. Estou feliz e vamos para Mônaco com bastante confiança”.

Apesar de Imola favorecer as características do carro de 2025 – o que provavelmente não será o caso de Mônaco – a Red Bull também parece ter reduzido a grande vantagem da McLaren com a degradação dos pneus.

“Fomos pelo menos tão bem quanto eles quando se trata de desgaste dos pneus”, acrescentou Marko. “Esta é a primeira vez em muito tempo que o equilíbrio do carro foi bom o suficiente para deixar Max fazer o que ele quer. Graças a Deus conseguimos ver esse resultado”.

Anteriormente, membros da equipe lamentaram um claro problema de correlação entre o túnel de vento e a pista.

“Estamos começando a entender melhor isso agora”, declarou o chefe Christian Horner. “Trouxemos muitas peças novas para esta corrida e isso acabou sendo um grande fator”.

O diretor técnico Pierre Wache, que vem enfrentando críticas após a saída de Adrian Newey, deu uma rara entrevista após a bandeira quadriculada no domingo.

O que chamou a atenção é que ele admitiu que Imola foi basicamente um “avanço” para a Red Bull em seu 400º GP.

“Acho que sim”, disse o francês. “As atualizações claramente nos beneficiaram, também em termos de como podemos gerenciar os pneus”.

“Conseguimos dar um primeiro passo em Miami e agora demos um segundo passo. Melhoramos enormemente nosso acerto e o novo pacote também oferece mais oportunidades para melhorias adicionais”.

A maioria das equipes de ponta trouxe atualizações significativas para Imola, mas Andrea Stella, chefe da McLaren, afirma que a equipe de Woking agora precisa fazer mais para restabelecer sua posição de domínio em 2025.

“Com as atualizações da Red Bull, precisamos estar em guarda”, disse ele. “A Red Bull trouxe coisas novas para esta corrida e levará para a próxima, então não podemos esperar. Mas serão necessárias mais algumas etapas para alcançar novas características significativas”.

Wache concordou: “A McLaren ainda tem um carro muito bom, que eles também estão desenvolvendo. Precisamos continuar pressionando bastante”.

Quanto a Verstappen, que anteriormente não descartou uma saída da Red Bull para 2026, ele admitiu que foi um alívio se sentir “feliz” com seu carro pela primeira vez em muito tempo.

Contudo, ele declarou ao Viaplay: “Acho importante manter a calma no momento e não começar a gritar demais imediatamente”.

Sua maior preocupação era o gerenciamento de pneus muito superior da McLaren. “Meus pneus ainda estavam se degradando, mas foi um pouco melhor do que a maioria dos outros ao nosso redor”, concluiu o holandês.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.