Bearman critica decisão “totalmente injusta” da FIA
sábado, 17 de maio de 2025 às 15:00
Oliver Bearman
Oliver Bearman criticou duramente a FIA depois que sua volta mais rápida na classificação para o GP da Emilia Romagna foi deletada devido a uma bandeira vermelha.
O piloto da Haas disse que só foi notificado da bandeira vermelha “bem depois de cruzar a linha de chegada”.
A classificação em Imola foi marcada por duas bandeiras vermelhas no Q1. A primeira interrupção ocorreu quando Yuki Tsunoda bateu e a segunda após o acidente de Franco Colapinto.
A batida do argentino encerrou o primeiro segmento, mas Bearman estava em uma volta rápida quando a bandeira vermelha foi agitada.
O britânico alega que só foi notificado depois de cruzar a linha de chegada, o que normalmente significaria que sua volta seria mantida.
Entretanto, a FIA decidiu que a bandeira foi mostrada antes de Bearman terminar a volta, então ela não contaria. Com isso, o britânico se classificou em 19º, à frente apenas de Tsunoda, que não marcou tempo.
“A luz vermelha acende no painel”, explicou Bearman. “Para mim, isso só aconteceu bem depois de eu ter cruzado a linha. Assistindo ao vídeo, ficou claro que não havia nenhuma bandeira vermelha quando cruzei a linha”.
“Então, acho totalmente injusto que a volta seja deletada. Acredito que, uma vez que tomam uma decisão, mesmo que seja claramente errada, eles não vão voltar atrás. E isso parece um pouco duro”.
A Haas tentou argumentar a favor de Bearman, o que levou a um atraso inesperado para o início do Q2. Porém, os comissários não voltaram atrás na decisão.
“Infelizmente, agora estamos em último lugar”, acrescentou ele. “São coisas assim… trabalhamos e investimos muito. Temos um novo pacote neste fim de semana que já estava em preparação há meses”.
“É a única chance que temos de mostrar isso. Fiz uma volta representativa e realmente tirei o máximo proveito do carro, e é isso que temos para mostrar. É uma pena”.
críticas, f1, fia, formula 1, GP da Emilia Romagna, Haas, noticias f1, Oliver Bearman
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.