Fórmula E: Stofel Vandoorne faz cálculo perfeito para vencer em Tóquio

sábado, 17 de maio de 2025 às 9:00

Stoffel Vandoorne

Stoffel Vandoorne, da Maserati MSG Racing, conquistou a vitória na Etapa 8 do E-Prix de Tóquio, sob chuva, ao fazer seu PIT BOOST no momento certo, durante uma corrida cheia de incidentes. É a primeira vitória do campeão da Temporada 8 desde Mônaco 2022, 49 corridas.

Saindo da parada do PIT BOOST com mais de 30 segundos de vantagem sobre o segundo melhor, Oliver Rowland, na corrida em casa da Nissan, Vandoorne liderou as primeiras voltas da Maserati na temporada até a bandeira quadriculada.

O plano da equipe era fazer aquela parada obrigatória no PIT BOOST o mais cedo possível, queimando toda a energia disponível rapidamente, na esperança de uma interrupção subsequente na corrida – algo muito provável devido às condições difíceis, com a pista muito molhada no Centro de Convenções Big Sight.

De fato, uma bandeira vermelha foi hasteada com o vencedor do ano passado em Tóquio, Maximilian Guenther, sofrendo problemas técnicos e seu carro precisando ser empurrado, o que significou que o PIT BOOST de Vandoorne se tornou efetivamente gratuito, com o resto do grid ainda por parar, bem como uma redefinição do pelotão para relargada parada.

Ainda que o pole position Rowland tenha dominado no início, com ótimo ritmo, a estratégia da Maserati MSG Racing acabou com qualquer esperança do britânico chegar ao degrau mais alto do pódio.

Taylor Barnard fez uma manobra avassaladora na parte externa da curva 16, onde havia sofrido uma forte batida no Treino Livre 1, conseguindo colocar a NEOM McLaren no pódio.

O vencedor de Mônaco, Sébastien Buemi (Envision Racing), chegou em quarto, com o melhor resultado da temporada para Dan Ticktum (CUPRA KIRO), em quinto. Edoardo Mortara completou a lista dos seis primeiros com mais pontos para uma Mahindra Racing em recuperação.

Tudo isso fez com que Rowland ampliasse sua vantagem no Campeonato de Pilotos para a maior margem da história da Fórmula E na metade da temporada, 60 pontos à frente de António Félix da Costa (TAG Heuer Porsche), 133 a 73. Agora, a Nissan lidera sobre a Porsche, com 144 pontos contra 139 na classificação por Equipes, além de 225 pontos contra 179 na classificação de Construtores.

Como aconteceu
O Safety Car conduziu o pelotão em meio a condições encharcadas, com cerca de 25 mm de chuva caindo ao longo da manhã, antes da largada.

Após quatro voltas, o grid se formou para a largada parada e Rowland liderou Mortara na chicane das curvas 1 e 2, enquanto Barnard tentou colocar o nariz do carro na parte interna do Mahindra, na abertura para a esquerda.

Alguns pilotos, como Sébastien Buemi, optaram pelo primeiro dos seus obrigatórios 50 kW de potência no MODO DE ATAQUE com tração integral logo neste momento. A tração extra o impulsionou 4 segundos mais rápido que os demais, cortando da oitava para a quarta posição em apenas algumas curvas.

Mesmo com tração nas quatro rodas, o Envision ainda parecia difícil — o suíço manteve seu carro longe do muro por pouco, antes de despachar Barnard para o terceiro lugar na curva 1 da volta 7. Na mesma volta, ele roubou a P2 de Mortara e avançou sobre o líder Rowland.

Dos líderes, Mortara e Barnard foram os próximos em MODO DE ATAQUE – o piloto da Mahindra aproveitou a oportunidade para assumir a P2 de Buemi, mas se viu 3 segundos atrás do líder Rowland quando seu impulso inicial de 50 kW acabou. Barnard, da McLaren, fez o mesmo, e usou o impulso para uma manobra incrível que o levou à P4, contornando de Vries por fora na complicada curva 16.

Na volta 10, Rowland se viu com mais energia e 3 segundos de vantagem sobre Mortarta, Buemi, Barnard, de Vries, Nato, Frijns, Vergne, Ticktum e Guenther.

Na volta 13, o carro de Guenther ficou com o painel vermelho, parando burscamente, o que exigiu bandeira vermelha para poder ser liberado com segurança.

O pelotão foi liderado pelo Safety Car para uma largada parada na volta 15, com Rowland disparando mais uma vez para liderar o pelotão na curva 1. Voando para uma vantagem de 2 segundos, mais uma vez, apenas uma volta antes de saltar para o MODO DE ATAQUE, enquanto tentava construir uma proteção para sua parada PIT BOOST enquanto as condições de vento continuavam a ajudar a secar o circuito.

Dos poucos que lideravam, Barnard foi o primeiro a passar para o PIT BOOST na volta 18 – bem depois da parada de Vandoorne, antes da bandeira vermelha – uma dádiva para o belga, já que o tempo perdido durante a parada foi imediatamente descontado com o reinício forçado da prova.

À medida que as paradas começaram a se alternar, Ticktum fez algumas voltas fortes, liderou a corrida por um breve período, até cair para a quinta posição na volta 27. EM seguida, Barnard conseguiu ultrapassar Mortara, enquanto Vandoorne de fato atingiu a liderança, à frente de Rowland, Barnard, Mortara e Buemi.

Na curva 2 da volta 28, Vandoorne escapou da pista ao perder a tração nos pneus traseiros. Com vantagem de 25 segundos sobre Rowland, no entanto, isso acabou não fazendo diferença.

A bandeirada chegou para o piloto da Maserati MSG Racing, alheio à disputa de Buemi usando o MODO DE ATAQUE para despachar Mortara e assumir o quarto lugar na volta 33 – o Mahindra não tinha potência total, apesar de estar também em MODO DE ATAQUE.

Programação e onde assistir ao E-Prix de Tóquio de 2025 da Fórmula E
O E-Prix de Tóquio 2025 com a Etapa 9 com cronograma semelhante ao da primeira corrida, mas com só uma sessão de treinos livres, o TL3, às 20h00 do sábado, 17 de maio, de Brasília (08h00 do domingo, 18, no horário local).

Em seguida, teremos a Classificação às 22h20 de Brasília (10h20 do domingo, em Tóquio), com a corrida se iniciando às 03h05 do dia 18, domingo, no horário de Brasília (15h05 local).

Para o Brasil, a transmissão fica a cargo da Band/Bandsports (https://bandsports.uol.com.br/ e https://www.band.com.br/) na televisão

EB - www.autoracing.com.br

Tags
,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.