Verstappen sugere possível saída da Red Bull em 2026
sábado, 17 de maio de 2025 às 8:50
Max Verstappen
Max Verstappen reconheceu, pela primeira vez, que seu compromisso com a Red Bull Racing para a temporada de Fórmula 1 de 2026 não é absoluto.
Em Imola, o consultor da Red Bull, Dr. Helmut Marko, admitiu que o desempenho imponente da McLaren torna o quinto título consecutivo de pilotos de Verstappen “cada vez mais irrealista”.
É um acontecimento preocupante para a Red Bull, com as cláusulas de saída de Verstappen relacionadas ao desempenho se aproximando para o período de férias de agosto.
Apesar das recentes e atuais dificuldades políticas e competitivas da equipe, o piloto de 27 anos já havia afirmado sua lealdade à Red Bull. No entanto, em entrevista ao jornal De Telegraaf, ele disse:
“Você sabe qual é o problema. Se você realmente tivesse escolha e olhasse apenas para o desempenho, poderia trocar de equipe quase a cada temporada. Mas é claro que isso não é possível”.
A incerteza em torno dos regulamentos de motor e chassi para 2026 adiciona ainda mais complexidade à sua situação. Adrian Newey agora se dedica ao projeto da Aston Martin com motor Honda para 2026, enquanto a Mercedes expressa confiança em dominar as novas regras de motor.
A Red Bull, por outro lado, em parceria com a Ford para desenvolver seu próprio motor para 2026, enfrenta um caminho desconhecido.
O chefe da Mercedes, Toto Wolff, em entrevista ao jornal Osterreich, comentou quando questionado sobre rumores de problemas nos bancos de testes da Red Bull e da Ford: “Ninguém sabe. Toda e qualquer especulação é apenas especulação”.
Verstappen repetiu isso, afirmando: “Todos podem dizer que sabem quem tem as melhores credenciais, mas ninguém sabe ao certo. A única equipe que tem as melhores agora é a McLaren”.
“E embora os carros e motores mudem no próximo ano, se eles conseguirem manter essa vantagem com os pneus, isso será realmente significativo. E será o mesmo no próximo ano”, prosseguiu.
Embora os pilotos da McLaren tenham contratos de longo prazo e o contrato de Verstappen com a Red Bull se estenda até 2028, suas cláusulas de rescisão podem permitir uma saída antecipada. Refletindo sobre seu futuro, Verstappen declarou:
“Eu sempre penso e sempre pensei sobre o meu futuro. Também nos bons anos. Por outro lado, acho que estou bastante tranquilo sobre isso no momento”.
Quando questionado pelo entrevistador Erik van Haren sobre se isso significa que ele está totalmente comprometido com a Red Bull para 2026, Verstappen respondeu: “Eu sempre disse isso à equipe. Essa é a intenção. A menos que as coisas saiam muito estranhas”.
Van Haren observou que essa resposta carecia de uma garantia definitiva de 100%, ao que Verstappen esclareceu: “Mas isso (sair) não é minha intenção no momento. Primeiro, quero ver como será o resto da temporada — ou pelo menos parte dela. Para que a equipe possa dar passos grandes e decentes”.
“As próximas corridas são muito importantes. Sim, também para o meu futuro. Não estou falando apenas do próximo ano, mas de forma geral. Acho que todos na equipe entendem isso”, concluiu o tetracampeão mundial.
f1, formula 1, jornal, max verstappen, mercedes f1, noticias f1, red bull f1, toto wolff, verstappen f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.