FIA faz mudanças em regras controversas

quarta-feira, 14 de maio de 2025 às 14:10

FIA

Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, mencionou recentemente que estava considerando mudanças no Apêndice B do Código Desportivo Internacional. Hoje, essas mudanças foram anunciadas em um comunicado à imprensa.

Após serem introduzidas em janeiro, as mudanças inicialmente feitas no Apêndice B foram recebidas com indignação e controvérsia.

No comunicado à imprensa da FIA sobre o Apêndice B, eles detalharam exatamente o que mudaria. Eles disseram: “As principais mudanças no Apêndice B são as seguintes:

A penalidade máxima base foi reduzida de 10 mil para 5 mil euros. Isso representa uma redução de 50%. No entanto, para os Campeonatos Mundiais da FIA, onde houve multiplicadores envolvidos, as reduções serão ainda mais significativas.

Os comissários terão a opção de suspender totalmente uma penalidade para certos tipos de infração, desde que seja a primeira infração do piloto ou da equipe.

Após a aprovação por votação eletrônica pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor, o Apêndice B alterado permitirá que os comissários diferenciem entre ambientes controlados e não controlados, reconhecendo efetivamente a diferença entre a linguagem usada em ambientes “não controlados” e “controlados”. Ambientes controlados incluem cenários como coletivas de imprensa, enquanto ambientes não controlados se referem a comentários espontâneos feitos por pilotos ou equipes na pista ou durante uma etapa de rali.

Circunstâncias atenuantes continuarão a ser consideradas, com orientações adicionais disponíveis para promover consistência e justiça para todas as partes na aplicação do Apêndice B.

O abuso de autoridades agora resultará em penalidades esportivas em vez de multas, alinhando o automobilismo com outras grandes organizações esportivas globais.

Comentários raciais e discriminatórios continuarão a ser tratados com firmeza”.

Sobre essa iniciativa da FIA, Ben Sulayem afirmou: “Como ex-piloto de rali, conheço em primeira mão a gama de emoções enfrentadas durante uma competição. Liderei uma revisão abrangente e colaborativa com contribuições de todos os sete Campeonatos Mundiais da FIA, Clubes Membros da FIA e outras organizações de automobilismo”.

“As melhorias que a FIA anunciou hoje no Apêndice B garantirão que continuemos a promover o melhor do espírito esportivo no automobilismo, ao mesmo tempo que fornecem aos Comissários de Trânsito diretrizes eficazes para agir contra indivíduos que possam desacreditar o esporte. A FIA estará sempre comprometida em garantir que o automobilismo seja acessível a toda a nossa família esportiva”, concluiu.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.