Verstappen transformou teste em uma “loucura”, segundo Coronel

terça-feira, 13 de maio de 2025 às 9:13

Max Verstappen

Max Verstappen deixou o mundo do automobilismo em polvorosa na sexta-feira passada quando testou um carro GT3 em Nurburgring.

Apesar do holandês – ou seu pseudônimo Franz Hermann – ainda não ter a licença necessária para correr no famoso circuito alemão, seu compatriota e também piloto Tom Coronel estava competindo naquele dia.

Falando na versão holandesa do podcast do racingnews365.com, o ex-piloto de Le Mans relatou a experiência, explicando como a presença de Verstappen causou comoção.

“Eu participei da corrida, mas Franz Hermann não pôde”, riu Coronel. “Ele ainda não tinha sua licença”.

“No Nordschleife, você precisa de uma permissão especial e fazer um determinado percurso para isso. E esse percurso ainda não foi feito pelo nosso Franz! Mas no dia do teste, Max fez na sexta-feira”.

Houve relatos de que o piloto da Red Bull quebrou recordes não oficiais de volta, com um tempo de volta sugerido em torno de 7m56s sendo especulado.

Coronel, que levou seu filho – um jovem e promissor piloto – para ver Verstappen, acredita nisso.

“Ele tem um carro mais rápido (do que o Porsche 992 Cup de Coronel)”, disse o piloto de 53 anos. “Eles estão pilotando na outra classe, a GT3. De fato, eles ficaram abaixo de oito minutos”.

“Claro, fui ver Max por um tempo e também conversei com os seguranças. Eles também levaram Rocco (seu filho) para dentro porque obviamente Max estava muito protegido de fotógrafos e vídeos”.

“Quando se soube que Max estava treinando em Nordschleife, o local ficou completamente lotado de jornalistas, uma completa loucura!”

“Cheguei a receber e-mails de pessoas dizendo que Max poderia fazer o circuito melhor de uma maneira ou outra. É claro que todos entendem que Max não vai ficar sentado numa sala de aula e dirigir em fila no circuito de Nurburgring”.

Alex Brundle destacou no X (antigo Twitter) o que Verstappen precisaria fazer para ganhar mais credenciais para correr em Nurburgring – ou pelo menos no traçado Nordschleife.

“Na Alemanha, essa é a regra agora, então ele também deve fazer”, afirmou Coronel. “Não importa quem você é, mesmo que seja o rei ou a rainha”.

“É um pouco estranho que um tetracampeão mundial também precise fazer isso ao mesmo tempo em que bate recordes de pista. Não está totalmente certo, claro. São regras, regras alemãs que eu não posso quebrar”.

“Mas entendo que haverá um comitê para pessoas assim que querem participar das corridas de longa distância em Nurburgring. Custa um dia inteiro e isso obviamente não combina com Max”.

Quando perguntado por que Verstappen se esforçaria para obter a licença para a pista completa, Coronel explicou.

“O Nordschleife é o circuito dos sonhos. Você voa com o carro para cima e para baixo, é uma pista de 20 a 24 quilômetros, dependendo da versão escolhida”.

“180 curvas… Você realmente precisa conhecê-las, então eles não querem que pessoas com carteira de motorista, uma carteira de habilitação de nível básico, se juntem a nós de repente. É basicamente isso”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.