Presidente da FIA considera acabar com o teto orçamentário
quarta-feira, 7 de maio de 2025 às 8:51
Mohammed Ben Sulayem
O presidente da FIA está considerando descartar o teto orçamentário que rege a Fórmula 1, de acordo com um relato da Associated Press.
Introduzido em 2021 para limitar a quantia de dinheiro que cada equipe pode gastar a uma taxa fixa para tentar aproximar o grid, o limite de custo tem sido visto como um pilar fundamental para que as equipes comecem a se tornar negócios lucrativos.
No entanto, a AP relatou que, durante o fim de semana do GP de Miami, Mohammed Ben Sulayem questionou se o teto – atualmente fixado em cerca de $140 milhões – deveria ser descartado porque está causando muitas “dores de cabeça”.
“Estou analisando o teto de custos e isso está dando uma dor de cabeça para a FIA”, disse ele. “Então, qual é o sentido? Não vejo sentido. Realmente não entendo”.
Ben Sulayem estava falando em meio a uma discussão entre McLaren e Red Bull sobre alegações de que a atual campeã de construtores está usando água para resfriar seus pneus.
Contudo, nenhuma evidência foi encontrada para apoiar as alegações, com a McLaren efetivamente dizendo à Red Bull para fazer um protesto ou “calar a boca” ao invés de ficar questionando a legalidade do MCL39.
A Pirelli, fornecedora de pneus da categoria, indicou que forçar a entrada de água pela válvula do pneu sem ser detectado seria quase impossível; isso seria uma violação flagrante do regulamento técnico.
Ben Sulayem apoiou a ideia de Zak Brown, CEO da McLaren, de que se uma equipe apresentasse um protesto, o valor seria deduzido do limite de custos e devolvido somente se as alegações fossem consideradas verdadeiras.
cancelamento, f1, fia, formula 1, Mohammed ben Sulayem, noticias f1, teto orçamentário
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.