Oliver Oakes se demite e Flavio Briatore é o novo chefe da equipe Alpine

terça-feira, 6 de maio de 2025 às 18:12

Flavio Briatore

Oliver Oakes ocupou o cargo de chefe de equipe da Alpine na F1 por pouco mais de nove meses, tendo assumido o cargo de seu antecessor Bruno Famin no final do ano passado.

“A Equipe de Fórmula 1 BWT Alpine anuncia que Oliver Oakes pediu demissão do cargo de diretor de equipe”, afirmou um comunicado divulgado pela Alpine nesta noite de terça-feira.

“A equipe aceitou sua demissão com efeito imediato.”

A equipe afirmou que seu consultor executivo, Flavio Briatore, “também assumirá as funções anteriormente desempenhadas por Oliver Oakes”, além de sua função atual.

“A equipe gostaria de agradecer a Oliver por seus esforços desde que chegou no último verão e por sua contribuição para ajudar a equipe a garantir o sexto lugar no campeonato de construtores de 2024”, acrescentou a Alpine.

“A equipe não fará mais comentários.”

Briatore já comandou a mesma equipe como Benetton no final dos anos 80 e início dos anos 90, e Renault, na década de 2000. Ele os levou ao sucesso no campeonato com Michael Schumacher e Fernando Alonso.

Mas Briatore deixou a equipe em desgraça em 2009, depois que a FIA decidiu que ele e o diretor técnico Pat Symonds foram os autores da conspiração conhecida como “Crashgate” no GP de Singapura do ano anterior. A dupla mandou Nelsinho Piquet bater em um ponto escolhido no início da corrida para provocar uma bandeira amarela e ajudar seu companheiro de equipe, Alonso, a vencer.

Nelsinho Piquet bate propositadamente em Singapura 2008

A FIA baniu Briatore do esporte por tempo indeterminado, mas ele anulou a decisão com sucesso apelando ao Tribunal de Grande Instância francês em 2010.

A Alpine se vê novamente no centro das especulações sobre sua dupla de pilotos. Briatore há muito tempo era visto como favorável à substituição de Jack Doohan, que largou em P7 em Miami pela equipe no último fim de semana, por Franco Colapinto. O Autoracing publicou isso ontem aqui.

Na semana passada, um patrocinador de Colapinto indicou que ele estrearia pela equipe no GP da Emília-Romanha, na próxima semana. Mas Oakes rebateu em Miami na sexta-feira: “Atualmente, Jack é nosso piloto, assim como Pierre Gasly.”

Oakes, que era contra a substituição de Doohan por Colapinto durante esse primeiro ano do australiano na F1, ingressou na Alpine depois de comandar com sucesso sua própria equipe de monopostos, a Hitech, que compete na Fórmula 2, Fórmula 3 e outras categorias de base. A equipe fez uma tentativa frustrada de ingressar no grid da Fórmula 1 em 2023, quando seu pedido foi rejeitado pela FIA.

Ao assumir a direção da equipe, Briatore se torna o sexto chefe a ocupar o cargo em cinco anos, depois de Cyril Abiteboul, Davide Brivio, Otmar Szafnauer, Bruno Famin e Oakes.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.