Fórmula E: Rowland amplia liderança do campeonato no E-Prix de Mônaco de 2025

sábado, 3 de maio de 2025 às 14:20

Oliver Rowland

Oliver Rowland, da Nissan, abriu caminho em um frenético terço final da Etapa 6, do E-Prix de Mônaco de 2025, para conquistar uma vitória sólida sobre Nyck de Vries, da Mahindra Racing, e Jake Dennis, da Andretti.

Oliver Rowland conquistou sua primeira vitória no icônico circuito de rua de Mônaco, marcando sua terceira vitória nas seis corridas iniciais da Temporada 11 (2024/25). Esse desempenho impressionante se traduz em uma taxa de vitória de 50% e ampliou ainda mais sua liderança na classificação do Campeonato Mundial de Pilotos da FIA para 94 pontos.

São significativos 34 pontos sobre o atual campeão Pascal Wehrlein (TAG Heuer Porsche), que terminou em sexto nessa corrida e agora tem 60 pontos.

Um fator chave para o sucesso de Rowland foi a implementação estratégica do PIT BOOST pela Nissan, permitindo que ele ultrapassasse o pole position Taylor Barnard (NEOM McLaren) na volta 13. Apesar de perder brevemente a liderança para Nyck de Vries (Mahindra Racing), na volta 26, Rowland utilizou com maestria seu último MODO DE ATAQUE na volta 27 para recuperar a liderança, vencendo a corrida por uma confortável margem de 2 segundos.

Atrás de Rowland, a equipe Andretti teve uma sorte mista. Dennis recebeu uma penalidade de 5 segundos, o que afetou sua posição final e o fez cair para terceiro. Seu companheiro de equipe Nico Mueller terminou inicialmente em quarto, mas foi ultrapassado na linha de chegada por Eduardo Mortara (Mahindra Racing), colocando Mueller em quinto.

O segundo lugar de Nyck de Vries marcou seu primeiro pódio desde Londres 2022, o primeiro pódio de sua equipe Mahindra desde a Cidade do México 2023.

Na classificação do Campeonato Mundial de Equipes da FIA, a Porsche lidera sobre a Nissan por nove pontos (114 a 105), enquanto a Nissan lidera sobre Porsche na classificação do Campeonato Mundial de Fabricantes da FIA.

Oliver Rowland, nº 23 da Nissan Formula E Team, disse:
“Você nunca sabe o que fazer com a estratégia, especialmente com essas corridas PIT BOOST. É a segunda corrida, mas nós tínhamos um plano e o mantivemos. Foi um pouco mais complicado passar o Taylor [Barnard], para ser sincero, mas mantivemos a calma. Mesmo no final, eu estava bastante preocupado durante o segundo MODO DE ATAQUE, caí para quinto e estava atrás de duas Mahindras, e pensei: ‘agora precisamos começar a trabalhar’, mas o trabalho da equipe foi excelente e muito bem executado.

“Eu estava achando que o Taylor estava ultrapassando as barreiras das regras em alguns momentos, mas mantive o fair play – no final, fizemos o trabalho, então não importa. Começamos a temporada muito bem, mas agora a sensação é um pouco diferente. Normalmente, estaríamos ansiosos pelo champanhe, mas já estamos de olho em amanhã”.

Nyck De Vries, nº 21, Mahindra Racing, disse:
“Foi um dia incrível para nós como equipe, obviamente não tenho palavras para agradecer a eles. Eles fizeram uma ótima corrida durante o PIT BOOST e escolheram os momentos certos para ir em frente e pegar o MODO DE ATAQUE, então, honestamente, agradeço muito a eles.

“É muito bom estarmos juntos nessa jornada. No ano passado, estávamos longe e sempre demos pequenos passos. É bom dar a eles esse prêmio porque eles realmente merecem. Considero uma vantagem estar em casa, ter meus amigos aqui me assistindo, e é bom tê-los aqui para ver o que conseguimos hoje”.

Jake Dennis, nº 27, Andretti Formula E disse:
“Eu estava bastante estressado no reinício, sabia que seria muito próximo com a Amarela em Toda a Pista, e mesmo quando a penalidade veio mantive a cabeça erguida. Tive que contar com a ajuda de Nico [Mueller] e, obviamente, o ritmo foi forte o suficiente para criar uma lacuna, mas foi uma corrida muito difícil, mentalmente, há tantas estratégias diferentes em andamento.

“Sinceramente, acho que fizemos a maioria das coisas com perfeição. Obviamente, foi apenas a situação do PIT BOOST, ter que usar o carregador reserva e perder um ou dois segundos com isso, e então ficamos muito para trás, mas o carro esteve rápido o dia todo e os rapazes realmente me deram um foguete. Conseguir lutar e conquistar meu primeiro pódio da temporada, já faz tanto tempo desde a Temporada 10, em Misano, e retribuir com um pódio em Mônaco é sempre especial. Temos que fazer tudo de novo amanhã, o que é um pouco estranho, mas estou confiante de que podemos nos levantar aqui e tentar tirar a vitória do Oliver [Rowland]”.

Abastecido por energia renovável
O E-Prix de Mônaco foi realizado com uma combinação de energia renovável, incluindo combustível HVO sustentável.

Fundo Better Futures: SheCanHeCan
A Fórmula E fez uma parceria com a SheCanHeCan de Mônaco para quebrar barreiras para as mulheres no automobilismo. Juntas, co-organizaram o “Driving Change for Gender Equality” (“Impulsionando a mudança para a igualdade de gênero”) – painel voltado para adolescentes e jovens com Catie Munnings, David Coulthard, Beth Paretta e Stephanie Ensten, da NEOM McLaren – inspirando mentes jovens e defendendo a igualdade de oportunidades.

Mudança. Acelerada. Live Monaco, apresentado pelo Google Cloud
Em 2 de maio, o Yacht Club de Mônaco sediou a cúpula de liderança, unindo inovadores do esporte, sustentabilidade, política e negócios. Com a Fundação Príncipe Albert II de Mônaco como parceira de conhecimento, os especialistas compartilharam estratégias que moldam o futuro do esporte e da sociedade.

Envolvimento da comunidade
– Inspiration Hour: 200 jovens de grupos locais, como Les Enfants de Frankie e Amos Business School, tiveram acesso exclusivo aos bastidores.

– Visitas de pilotos: As estrelas da Fórmula E se envolveram com escolas, incluindo a International School of Monaco, e visitaram o Princesse Grace Hospital para inspirar pacientes e funcionários.

– Painel da Fundação Sophia Antipolis: No Accenture Innovation Hub, líderes da Accenture, Google Cloud, Fórmula E, Mahindra Racing e FIA exploraram como o campeonato está impulsionando a inovação sustentável, a tecnologia EV e a análise de dados.

FIA Girls on Track em Mônaco
Até 250 meninas e adolescentes participaram de workshops, jogos, palestras sobre carreira e passeios pelos boxes. Fora da pista, uma masterclass de E-Kart e uma sessão inspiradora na Universidade Internacional de Mônaco abriram as portas para carreiras no automobilismo. O programa foi orgulhosamente apoiado pela Hankook, ABB e Fortescue Zero.

OUTRAS NOTÍCIAS DO CAMPEONATO NESTA SEMANA
O projeto GENBETA da Fórmula E e do Google Cloud, “Mountain Recharge”, viu o protótipo do carro de corrida GENBETA descer 1.000 metros verticais nos Alpes Franceses em modo de roda livre, usando apenas a frenagem regenerativa para gerar energia suficiente para uma volta completa no Circuito de Mônaco.

Aproveitando as ferramentas de IA do Google Cloud para mapear as zonas ideais de frenagem e analisar as forças gravitacionais, o projeto mostrou a eficiência e a sustentabilidade de ponta da tecnologia regenerativa da Fórmula E, que recupera até 40% da energia da corrida na pista durante a corrida.

Programação
O E-Prix de Mônaco de 2025 marca a primeira vez que o Principado recebe um evento duplo, com a Etapa 7 programada para amanhã, domingo, 4 de maio.

A Etapa 7 terá apenas uma sessão de treinos livres às 03h30 de Brasília (08h30, horário local), seguida pela Classificação e pela Corrida às 5h40 e 10h05 de Brasília (10h40 e 15h05, horário local), respectivamente.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.