Fernando Alonso não sabe quando se aposentará da Fórmula 1

quinta-feira, 24 de abril de 2025 às 17:30

Fernando Alonso em Interlagos 2024

Fernando Alonso disse que não correrá na Fórmula 1 até os 50 anos, mas não definiu uma data de aposentadoria da Fórmula 1, dizendo que saberá quando será a hora de parar.

O espanhol completará 44 anos em 29 de julho, dois dias após o GP da Bélgica de F1 2025, no Circuito de Spa-Francorchamps, e atualmente não mostra claros sinais de desaceleração.

Ele tem dominado Lance Stroll desde que chegou à equipe para a temporada de F1 2023, depois de já ter disputado bem contra Esteban Ocon na Alpine, demonstrando assim que ainda consegue competir contra pilotos mais jovens.

No entanto, o tempo passa implacavelmente e o bicampeão mundial sabe que não pode continuar para sempre e, eventualmente, terá que embarcar em sua segunda aposentadoria do esporte, após a primeira parada no final de 2018.

Assim, com sua saída começando a aparecer no horizonte, Alonso disse: “Não aos 50, mas não sei”, disse Alonso à imprensa. “É por isso que também mantive a possibilidade em aberto.”

“Eu queria correr este ano com certeza e no próximo, com certeza, por causa da mudança no regulamento — queria vivenciar as regras de 2026 e a chegada da Honda à equipe.”

“Então, aconteceu a surpresa de Adrian (Newey) se juntar à equipe alguns meses depois. Havia coisas interessantes no ano passado, quando me sentei com a Aston e negociamos o contrato. Mas depois de 2026, não sei. Vou analisar temporada por temporada.”

Alonso define as condições para a aposentadoria da Fórmula 1

Com a famosa frase “Sou jovem, estou em forma, sem problemas”, durante o GP da Espanha de 2022, Alonso disse que se sente à altura do desafio das corridas de Fórmula 1.

E depois de seu início de temporada de F1 2023 cheio de expectativas, quando conquistou seis pódios em oito corridas atrás da equipe dominante Red Bull, não é fácil argumentar contra sua avaliação.

No entanto, ele se mantém com os pés no chão e admite que, quando sentir que é hora de parar, será o primeiro a reconhecer isso e não ficará tentando se agarrar a uma última corrida.

“Vou ver como me sinto, quão motivado estou”, disse Alonso sobre as condições de sua aposentadoria. “Agora estou muito motivado, mas não posso garantir isso por três ou quatro anos e comprometer a equipe.”

“Então, dissemos: vamos fazer isso até o final de 2026 e, a partir daí, acho que tenho um relacionamento incrível com Laurence e Lance. Podemos sentar e conversar honestamente entre todos nós e verificar o que é melhor para a equipe.”

“Sempre estarei em posição de ajudar a equipe no que for preciso. Se for ao volante, estenderei o contrato se eles pensarem assim e eu me sentir motivado.”

“Se for em outra posição, ou se eu não me sentir rápido o suficiente, serei o primeiro a levantar a mão.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.