Relacionamento entre Newey e Stroll já tenso, segundo Doornbos
quarta-feira, 23 de abril de 2025 às 9:10
Adrian Newey e Lawrence Stroll
A tensão já pode estar se infiltrando na nova colaboração profissional de Adrian Newey com a Aston Martin.
Na pista, a performance do carro de 2025 da equipe é tão terrível que o respeitado jornalista espanhol Carlos Miguel acha que uma ideia radical deve ser considerada.
“Estou começando a pensar que ressuscitar o carro de 2024 pode ser a melhor solução”, escreveu ele no jornal esportivo Marca.
As principais figuras técnicas correram da Arábia Saudita de volta ao novo campus da equipe em Silverstone para o que está sendo chamado de reunião de emergência. Acredita-se que Newey nem estava presente.
“Ele não vai a reuniões, não responde e-mails, está apenas preparando um carro rápido”, disse Andy Cowell, chefe da Aston, em Jeddah. “E todos nós apoiamos esse processo”.
Newey, que chegou à equipe vindo da Red Bull no início de março, supostamente está se recusando a desviar seu foco do carro de 2026 para consertar o monoposto de 2025.
Robert Doornbos, ex-piloto da Red Bull, estava em Jeddah e disse que a atmosfera em torno de Lawrence Stroll, proprietário da Aston Martin, está palpavelmente tensa.
“Lawrence Stroll tem uma aura enorme ao seu redor, mas não é tão bom ficar perto dele no momento”, declarou ele ao Ziggo Sport.
“A história circulando agora é que ele está furioso porque Adrian Newey não quer se envolver com o carro de 2025”, acrescentou Doornbos.
Além disso, apesar dos enormes investimentos feitos por Stroll, ele pode estar sob pressão para vender a equipe para o fundo soberano da Arábia Saudita.
“Há conversas sobre isso”, insistiu Doornbos, explicando que o ritmo lamentável da Aston Martin pode estar reduzindo o valor.
“Newey está dizendo ‘estou trabalhando apenas em 2026’, enquanto Stroll está pensando ‘eu já lhe pago 33 milhões por ano!’ Estou percebendo que há bastante atrito lá”.
Doornbos até acha que Newey não se importa com a crise da Aston Martin porque não haverá transferência de componentes ou filosofia de projeto de 2025 para 2026.
“Também há um pouco de estratégia nisso”, continuou o holandês. “Newey não se importará se a Aston Martin terminar em penúltimo lugar nos construtores porque assim ele terá muito mais tempo no túnel de vento”.
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