Comissários explicam a punição de Verstappen
domingo, 20 de abril de 2025 às 17:36
Max Verstappen e Oscar Piastri
Os comissários da FIA explicaram o motivo da punição de cinco segundos de Max Verstappen no GP da Arábia Saudita.
Verstappen largou na pole position, mas encontrou Oscar Piastri por dentro quando eles entraram na primeira curva.
O piloto da Red Bull não conseguiu fazer a curva e cortou a parte interna da 2 antes de retornar ao circuito ainda na liderança.
Ele insistiu que Piastri o jogou para fora; entretanto, os comissários julgaram que Verstappen havia saído da pista e ganhado vantagem.
Como resultado, o atual campeão mundial tomou cinco segundos, o que lhe custou a vitória, já que Piastri o ultrapassou quando ele cumpriu sua punição.
Após a prova, os comissários explicaram que Verstappen foi punido porque a primeira curva foi julgada como de Piastri, já que o australiano estava ao lado e por dentro.
Curiosamente, a FIA também revelou que a manobra de Verstappen normalmente resultaria em uma punição de 10 segundos, embora tenha sido menos rigorosa porque era a volta de abertura.
O relatório dos comissários afirmou: “Os comissários revisaram os dados do sistema de posicionamento/monitoramento, vídeo, cronometragem, telemetria e evidências das câmeras onboard e determinaram que o carro 81 tinha seu eixo dianteiro pelo menos ao lado do espelho do carro 1 antes e no apex da curva 1 ao tentar ultrapassá-lo por dentro”.
“Na verdade, o carro 81 estava ao lado do carro 1 no apex. Portanto, com base nas Diretrizes de Padrões para Pilotos, a curva era do carro 81 e ele tinha direito ao espaço. O carro 1 então saiu da pista e ganhou uma vantagem definitiva que não foi devolvida”.
“Ele se manteve à frente do carro 81 e buscou ampliar a vantagem. Normalmente, a penalização básica por sair da pista e ganhar vantagem é de 10 segundos”.
“No entanto, como se tratava de um incidente na primeira volta e na primeira curva, consideramos isso uma circunstância atenuante e impusemos uma punição de cinco segundos”.
comissários, f1, formula 1, GP da Arabia Saudita, max verstappen, noticias f1, punição
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.