Marko aponta Vettel como seu “sucessor ideal”

domingo, 20 de abril de 2025 às 10:15

Sebastian Vettel

O Dr. Helmut Marko, consultor da equipe Red Bull, identificou Sebastian Vettel como um “sucessor ideal” para seu papel influente na equipe. Apesar de aposentado das corridas, o tetracampeão mundial mantém alguns laços com a Fórmula 1 e está presente na Arábia Saudita neste fim de semana.

Em meio a especulações sobre a possibilidade de Max Verstappen deixar a Red Bull, Marko, de 81 anos, sugeriu recentemente que tal cenário poderia levar à sua própria saída do esporte.

“Está claro que em algum momento isso não vai mais funcionar — também devido à minha idade”, disse o austríaco à Sky alemã. “Seria ótimo, claro, se um homem como Sebastian assumisse”.

Marko imaginou Vettel, de 37 anos, supervisionando o renomado programa de pilotos juniores da Red Bull e, ao mesmo tempo, guiando a direção estratégica mais ampla da equipe. “A outra função, claro, é a direção estratégica geral de uma equipe de Fórmula 1 como essa”, explicou. “Acho que ele também sabe o suficiente sobre isso”.

Marko já havia insinuado o interesse de Vettel em retornar ao paddock desde sua aposentadoria no final de 2022. No sábado, ele declarou: “Acho que Sebastian se encontrou agora”.

“Ele sabe o que quer fazer no futuro. O automobilismo é a prioridade. Ele também é proprietário de uma floresta na Áustria agora, com um campo de caça particular, mas pode combinar tudo isso”, sorriu Marko.

Ele expressou confiança na capacidade de Vettel de se adaptar rapidamente à função de supervisão. “Ele não precisa de um ano — apenas duas corridas e ele terá tudo sob controle”, apontou Marko.

Ao ser confrontado com as declarações de Marko, Vettel riu, dizendo: “Acho que só existe um Helmut. O papel dele é realmente só dele”.

No entanto, o ex-piloto da Red Bull e da Ferrari não descartou totalmente a possibilidade. “Hoje, a Fórmula 1 é praticamente a mesma de anos atrás. Se é algo para o futuro, veremos”, comentou ele.

Vettel revelou que já havia discutido a eventual aposentadoria de Marko com ele: “Eu também perguntei a ele sobre isso alguns anos atrás. Depois, ele disse que não faria isso por muito mais tempo. Mas acho que ele ainda está aqui! Contanto que ele ainda esteja gostando e consiga lidar com isso, este é um papel único para ele”.

“Às vezes, podemos nos perguntar ‘Como isso ou aquilo teve que acontecer?’, mas ele simplesmente tem uma abordagem e experiências completamente diferentes. Seria uma pena se ele algum dia desistisse ou perdesse o cargo, mas é claro que isso teria que evoluir em uma direção nova e diferente”, concluiu o alemão.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.