Lando Norris é o mais rápido no teste de pneus hoje em Barcelona
terça-feira, 4 de fevereiro de 2025 às 16:08Lando Norris foi o mais rápido hoje, enquanto Lewis Hamilton está testando pela primeira vez o mais recente carro da Ferrari na Fórmula 1 em Barcelona esta semana – mas o carro deve ter dado uma sensação um pouco incomum até mesmo para o piloto regular da Ferrari, Charles Leclerc, publicou o The Race.
O heptacampeão mundial e seu companheiro de equipe, Leclerc, estão participando de um teste de pneus Pirelli 2026 de dois dias a partir de hoje na pista de Barcelona.
A Ferrari e a McLaren estão lá para testes de pneus slick de dois dias que terá uma vibração diferente do teste privado de 2023 que Hamilton e Leclerc fizeram recentemente – já que é um evento administrado pela Pirelli e está sendo feito com um carro mais recente.
Tempos dessa terça-feira em Barcelona
Norris 1m15.21s (159 voltas)
Hamilton 1m15.93s (87 voltas)
Leclerc 1m16.06s (86 voltas)
Todo o plano de corrida é ditado pela Pirelli, e nem a Ferrari nem os pilotos envolvidos têm informações detalhadas em termos de quais pneus específicos estão testando e o que estão avaliando.
O foco deste teste é avaliar os últimos desenvolvimentos de construção para os pneus de 2026, bem como os três compostos mais duros da gama, que são o C1, o C2 e o C3.
Os pneus de 2026 da F1 manterão o tamanho atual do aro de 18 polegadas, mas as dimensões dos pneus dianteiros e traseiros estão sendo reduzidas.
A largura do pneu dianteiro foi reduzida em 25 mm e a traseira em 30 mm. Eles também serão menores em diâmetro, indo dos atuais 720 mm para 705-710 mm.
Uma das grandes diferenças deste teste da Pirelli, em vez do teste privado da Ferrari que foi feito na semana passada, é que ele está sendo feito com uma versão modificada do SF-24.

Ferrari – Lewis Hamilton
Como parte do regulamento introduzido no ano passado, a FIA concordou em deixar as equipes modificarem os carros para ajudar a simular os níveis de downforce e desempenho das máquinas de 2026.
Isso significa que o downforce para esses “carros mulas” foi reduzido em cerca de 20% – e notoriamente no primeiro teste de carros mulas de 2026 que a Aston Martin fez no ano passado, o DRS foi mantido aberto para ajudar a limitar o desempenho nas curvas e tentar emular o equilíbrio do futuro carro.
Enquanto a McLaren optou por modificar um MCL60 de 2023 para seus testes de 2026 – como foi visto em Paul Ricard na semana passada – a Ferrari optou por fazer modificações em seu carro de 2024.
As regras do carro mula também são claras de que o uso de tal carro não é uma maneira para as equipes testarem componentes reais do carro de 2026, então não há sentido de que isso dará a Hamilton e Leclerc uma vantagem para o próximo ano.
O regulamento diz: “Os carros devem incluir e estão limitados às modificações mínimas necessárias para fins de teste de pneus de desenvolvimento ou para testar componentes ou sistemas em nome da FIA para futuras temporadas de campeonato, conforme determinado pela FIA.”
“Nenhuma peça de teste, software de teste ou alterações de componentes é permitido que forneça qualquer tipo de informação ao competidor que não esteja relacionada ao teste do carro mula, a menos que especificamente solicitado pela FIA.”
Embora o carro mula não se comporta como a máquina atual para dar a Hamilton qualquer indicação adequada de quanto o carro de 2024 da Ferrari evoluiu em relação a 2023, ainda haverá benefícios em obter alguma quilometragem adicional nele.
Em particular, isso permitirá que ele aprimore ainda mais seu conhecimento das características da unidade de potência, bem como dos controles e procedimentos do cockpit.
Entende-se que a Ferrari também correu seu SF-23 para um teste de carros anteriores (TPC) na terça-feira, então ambos os pilotos saíram inicialmente antes de assumirem o volante do carro de 2024.
O teste com a Ferrari e a McLaren em Barcelona é o mais recente de uma série deles que a Pirelli conduziu para seus pneus de 2026.
Houve um teste inicial de avaliação dos pneus slick em setembro passado com a Aston Martin, enquanto mais recentemente houve um teste de pneus molhados em Magny-Cours com a Mercedes em outubro e a Alpine em novembro.
Na semana passada, a McLaren ajudou com o desenvolvimento de pneus molhados em Paul Ricard.
Após o teste de Barcelona, a Alpine e a Mercedes testarão os pneus slick um dia cada, em 12 e 13 de fevereiro, antes que a Alpine e a Williams permaneçam após o teste de pré-temporada do Bahrain para alguma avaliação extra de 2026.
hamilton mais rápido, noticias f1, noticias lewis hamilton, noticias Scuderia Ferrari, Teste pneus Barcelona 2025
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.