McLaren aponta área de excelência da Red Bull
quinta-feira, 20 de abril de 2023 às 10:52
Red Bull
Andrea Stella, chefe da McLaren, acha que a Red Bull foi a única equipe que não se enganou com a aparente natureza restritiva do novo regulamento.
Desde que as regras do efeito solo entraram em vigor na temporada 2022, a Red Bull venceu 20 das 25 corridas, com seu monoposto de 2023 dominando as três primeiras etapas deste ano.
O regulamento foi elaborado com o objetivo de aproximar o pelotão a fim de criar corridas mais empolgantes e aumentar o número de ultrapassagens.
Apesar de isso ter funcionado até certo ponto no pelotão intermediário, a Red Bull disparou na frente. Aparentemente, só problemas de confiabilidade podem impedir a equipe de vencer ambos os campeonatos neste ano.
Stella sente que as equipes inicialmente deixaram passar o potencial para desenvolvimento na área do assoalho – algo crucial quando se trata de “grudar” o carro na pista para o efeito solo funcionar corretamente.
“Eu tenho de admitir, e creio que a maioria das equipes admitiria, que antes da nova geração de carros, nós pensávamos que o regulamento era bastante restritivo”, declarou ele à mídia.
“Porém, o interessante é que, assim que você começa a jornada, percebe que há muito mais performance, principalmente no assoalho. O efeito solo pode ser explorado do ponto de vista técnico além do que qualquer um na Fórmula 1 teria previsto”.
“Se você vê a sofisticação das geometrias em alguns carros, principalmente as partes voltadas para o chão e não necessariamente visíveis, a complexidade do fluxo de ar e as estruturas verticais que quer gerar sob o carro, acho que foi além do que o regulamento esperava”.
“Do ponto de vista técnico, é fascinante, mas quanto ao espetáculo, significa que quem faz um trabalho melhor, como a Red Bull no momento, ganha uma vantagem competitiva consistente além do que podia ser previsto”.
andrea stella, assoalho, excelencia, f1, formula 1, mclaren, red bull
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.