Fãs querem punição severa para quem extrapolar limite de orçamento na F1
quinta-feira, 6 de outubro de 2022 às 13:42
Interlagos – São Paulo
O Autoracing realizou uma enquete por dois dias entre os fãs de Fórmula 1 que acessam o site e o resultado não foi diferente do que temos visto em redes sociais e sites estrangeiros, ou seja, a maioria esmagadora quer que a FIA puna severamente qualquer equipe que desrespeite o limite de gastos por ano que ela tem direito.
Este limite foi estudado pela Liberty, FIA e todas as equipes de F1 por anos e foi implementado em 2021. Teria sido antes, mas a pandemia atrasou sua introdução.
Os objetivos do limite de orçamento são principalmente dois. O primeiro deles é tornar a Fórmula 1 um negócio viável economicamente para todas as equipes do grid, além de atrair outras.
O segundo é esportivo e tão importante quanto; impedir que o poder econômico das equipes ricas seja o fator determinante para conquistar todas as vitórias e títulos. Se todas têm exatamente a mesma quantidade de dinheiro para gastar por ano, é a competência da equipe e seus pilotos que se torna o fator mais importante para o sucesso.
As grande Ligas Esportivas norte-americanas adotaram esse modelo de orçamento igualitário décadas atrás e o sucesso estrondoso de todas elas confirma a assertividade certeira do método.
A enquete do Autoracing perguntou: O que você acha que devia acontecer, caso fique comprovado que a Red Bull furou mais de 5% o limite de orçamento?
Mais de 9.600 fãs responderam a pergunta e quase a metade deles quer a pena máxima sugerida na enquete, ou seja:
Enquete fãs Formula 1, formula 1, Punição teto orçamento F1, teto orçamento F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.