Presidente da FIA critica Hamilton, Vettel e Norris

quarta-feira, 8 de junho de 2022 às 13:14

Lewis Hamilton e Sebastian Vettel

O presidente da FIA,  Mohammed ben Sulayem, tem falado sobre todas as coisas da Fórmula 1 que lhe vem à cabeça recentemente, incluindo críticas às ações de Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Lando Norris.

Sulayem assumiu a FIA desde dezembro do ano passado e deu uma entrevista para o Grandprix247 durante o fim de semana do GP de Mônaco recentemente.

Durante a entrevista, ele falou sobre uma série de tópicos, desde seu tempo como piloto de rali de sucesso até como ele administrará como um “cão da FIA”.

Foi um momento complicado para ele assumir as FIA devido às consequências e controvérsias sobre a vitória de Max Verstappen em Abu Dhabi na última temporada.

Em sua entrevista, ele aproveitou para criticar Hamilton, Vettel e Norris afirmando: “Niki Lauda e Alain Prost só se importavam em pilotar. Agora, Vettel dirige uma bicicleta arco-íris, Lewis é apaixonado por direitos humanos e Norris aborda a saúde mental. Todos têm o direito de pensar. Para mim, trata-se de decidir se devemos impor nossas crenças em algo sobre o esporte o tempo todo.”

“Eu sou de uma cultura árabe. Eu sou internacional e muçulmano. Eu imponho minhas crenças a outras pessoas? De jeito nenhum! Nunca. Se você olhar para a minha operação nos Emirados Árabes Unidos: 16 nacionalidades! Cite-me uma federação que tenha tantas nacionalidades.”

“No topo, há mais de 34% de mulheres e 7 religiões. E ainda mais cristãos do que muçulmanos. Tenho orgulho porque cria credibilidade e mérito.”

“Mas eu vou e coloco minhas crenças? Não. As regras estão lá, mesmo agora há problemas quando se trata de – por exemplo – joias, eu não escrevi isso.”

Os fãs no Reddit, maior Forum de internet do mundo, falaram, abertamente sobre a pouca noção de democracia de Sulayem: ‘Mal posso esperar para que Seb apareça andando na bicicleta mais exagerada e decorada com as cores do arco-íris de todos os tempos.’

‘Sulayem não precisava ir lá e está apenas alienando as pessoas que deveria estar reunindo.’

‘Ele só acrescenta mais tensões entre a F1 e a FIA com comentários como este.’

‘Não é porque o presidente da FIA fecha os olhos para problemas reais que os pilotos ou qualquer pessoa da F1 tem que fechar também’

‘Os pilotos não criticaram a FIA, eles só falaram e agiram sobre outros problemas existentes. Esse cara (presidente da FIA)  precisa de aulas de democracia básica’

Sulayem estava se referindo à forma como três das estrelas do esporte se comportam fora das pistas e nos finais de semana de corrida.

Na temporada passada vimos rivais na pista, Hamilton e Vettel, tomarem posições parecidas nas corridas no Catar e na Arábia Saudita. O britânico usava um capacete de arco-íris nas corridas com as palavras ‘estamos juntos’ impressas.

Hamilton também é conhecido por se manifestar constantemente no Instagram pessoal dele, usando sua plataforma para levantar problemas sociais reais para cerca de 30 milhões de pessoas que seguem o heptacampeão mundial.

Vettel também decidiu sediar o único evento de kart feminino em Jeddah para se posicionar contra os rígidos e parcos direitos das mulheres naquele país. Ele também vestiu uma camisa para apoiar a comunidade LGBTQ+ no GP da Hungria, dada a opressão que aquele país exerce sobre eles.

Norris também falou sobre as pessoas recebendo a ajuda de que precisam com sua saúde mental, além de fazer sua parte para arrecadar fundos com o companheiro de equipe Daniel Ricciardo na McLaren, que arrecadou fundos para instituições de caridade de saúde mental no passado.

Fontes da Fórmula 1 dizem que a Liberty está preocupada com as críticas constantes de Sulayem aos pilotos, que afinal são os astros do esporte e principal razão da audiência da F1 no mundo todo.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.