Fila indiana nas relargadas após safety-car daqui em diante
sábado, 9 de abril de 2022 às 1:25
Verstappen emparelha com Leclerc em Jeddah
A Fórmula 1 proibiu os pilotos de ficarem lado a lado durante as relargadas depois do safety-car.
O diretor de corrida da FIA F1, Niels Wittich, lembrou aos pilotos esta manhã que devem ficar atrás do carro à frente deles durante as relargadas, como uma fila indiana.
Ele o fez destacando parte do artigo 55.14 do regulamento esportivo, que afirma: “Para evitar a probabilidade de acidentes antes que o safety-car retorne aos boxes, a partir do ponto em que as luzes do carro se apagam, os pilotos devem proceder a um ritmo que não envolva aceleração ou travagem irregular nem qualquer manobra que possa pôr em perigo outros pilotos ou impedir a relargada.”
Em um documento enviado a todas as equipes antes do treino final no sábado, Wittich indicou como a regra será interpretada assim. Os pilotos serão considerados em violação da regra se qualquer parte de seu carro estiver ao lado do carro da frente. Eles não precisam seguir a mesma linha do carro à frente, mas não podem se mover para o lado dele.
Alguns pilotos foram observados fazendo isso nas recentes relargadas depois do safety-car. Max Verstappen fez isso quando Charles Leclerc liderou um relargada em Jeddah, e fez o mesmo na contenciosa relargada no final do GP de Abu Dhabi do ano passado.
Neste último caso, a Mercedes protestou contra Verstappen por ultrapassar Hamilton antes da relargada da corrida. Os comissários rejeitaram aquele protesto.
Fila indiana relargada F1, Novo procedimento relargada f1, Relargada Formula 1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.