Ferrari domina TL1 na Austrália
sexta-feira, 8 de abril de 2022 às 1:12
Carlos Sainz – Melbourne 2022
A Ferrari começou muito bem o fim de semana do GP da Austrália. Carlos Sainz e Charles Leclerc fizeram P1 e P2 respectivamente na remodelada pista de Melbourne.
As duas Red Bulls, com Sergio Perez à frente de Max Verstappen, fizeram P3 e P4.
Um circuito quente e ensolarado de Albert Park recebeu os pilotos durante a primeira sessão oficial de Fórmula 1 realizada na Austrália desde 2019.
Quando as luzes no final do pit lane ficaram verdes, a Red Bull enviou Perez com uma grande mudança aerodinâmica em seu RB18, trocando a configuração da asa dianteira em seu carro fazendo testes consecutivos.
O início do fim de semana de Sainz foi adiado quando ele foi instruído a desligar sua UP pouco antes de deixar o pit lane, enquanto a equipe corrigia um problema com o nariz de seu carro.
Os Alfa Romeos de Valtteri Bottas e Zhou Guanyu tornaram-se os primeiros pilotos a definir um tempo de volta no novo circuito de Albert Park, antes de Max Verstappen estabelecer o ritmo inicial de 1m21s.
À medida que os pilotos se familiarizaram com o circuito fortemente revisado, o tráfego se tornou um problema para muitos. Lance Stroll reclamou que Lewis Hamilton estava em seu caminho no setor final, antes que os esforços de Zhou para passar Sainz antes da curva final fossem rejeitados pelo piloto da Ferrari.
O treino teve uma bandeira vermelha rápida quando um pequeno pedaço de detritos caiu do Red Bull de Verstappen na curva final, parando na linha de corrida. A sessão foi retomada rapidamente assim que o item foi recuperado.
Após um atraso no início da sessão, Sainz compensou o tempo perdido sendo o mais rápido de todos com os pneus macios, marcando 1’19’806 para ser meio segundo mais rápido que o companheiro de equipe da Ferrari, Leclerc, que fez uma breve excursão pela grama na saída da primeira curva.
Kevin Magnussen fez uma viagem pela brita depois de perder o ponto de frenagem na curva três, enquanto Fernando Alonso rodou na saída da curva 11, dando um 180 graus com seu Alpine antes de se recuperar.
George Russell não gostou quando Perez desacelerou na linha de corrida na aproximação da chicane rápida das curvas nove e dez, enquanto Alonso também reclamou do tráfego no setor final. Depois de sua infelicidade com Hamilton no início da sessão, Stroll foi convocado para os comissários após o treino por supostamente atrapalhar o Alpine de Esteban Ocon.
Sebastian Vettel teve um início de temporada frustrante quando seu Aston Martin começou a trepidar na recém-criada reta, eventualmente saindo da pista na curva 11 para não atrapalhar os outros. Com fumaça escapando da entrada de ar de seu AMR22, Vettel pegou um extintor de incêndio de CO2 de um marechal próximo tentando evitar que seu carro fosse cozido no calor de Melbourne.
Quando a sessão recomeçou, as equipes optaram por se concentrar em stints longos, o que significa que nenhum dos melhores pilotos melhorou seus tempos. Isso deixou Sainz como o mais rápido geral à frente de Leclerc e dos Red Bulls de Perez e Verstappen.
Lando Norris foi o quinto mais rápido da McLaren, à frente de Ocon em sexto. Hamilton, Daniel Ricciardo, Fernando Alonso e Valtteri Bottas completaram as dez primeiras posições.
Após a bandeirada, Vettel foi para o circuito usando um ciclomotor para voltar ao pitlane. No entanto, os comissários anunciaram que ele estava sob investigação por “entrar na pista sem permissão” e pode correr o risco de uma punição no GP de domingo.
Veja a tabela de tempos do TL1 em Melbourne
Pos | Piloto | Equipe | Tempo | Voltas |
1 | Carlos Sainz Jnr | Ferrari | 1’19.806 | 23 |
2 | Charles Leclerc | Ferrari | 1’20.377 | 20 |
3 | Sergio Perez | Red Bull | 1’20.399 | 20 |
4 | Max Verstappen | Red Bull | 1’20.626 | 22 |
5 | Lando Norris | McLaren-Mercedes | 1’20.878 | 22 |
6 | Esteban Ocon | Alpine-Renault | 1’21.004 | 27 |
7 | Lewis Hamilton | Mercedes | 1’21.027 | 25 |
8 | Daniel Ricciardo | McLaren-Mercedes | 1’21.155 | 23 |
9 | Fernando Alonso | Alpine-Renault | 1’21.229 | 21 |
10 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo-Ferrari | 1’21.247 | 23 |
11 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri-Red Bull | 1’21.289 | 26 |
12 | George Russell | Mercedes | 1’21.457 | 26 |
13 | Sebastian Vettel | Aston Martin-Mercedes | 1’21.661 | 18 |
14 | Pierre Gasly | AlphaTauri-Red Bull | 1’21.701 | 26 |
15 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo-Ferrari | 1’21.821 | 21 |
16 | Lance Stroll | Aston Martin-Mercedes | 1’21.869 | 24 |
17 | Alexander Albon | Williams-Mercedes | 1’22.754 | 24 |
18 | Kevin Magnussen | Haas-Ferrari | 1’23.186 | 17 |
19 | Nicholas Latifi | Williams-Mercedes | 1’23.924 | 24 |
20 | Mick Schumacher | Haas-Ferrari | 1’24.349 | 15 |
Ferrari domina treino Austrália 2022
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.