Ross Brawn quer final da temporada com decisão na pista

quarta-feira, 8 de dezembro de 2021 às 13:11

Ross Brawn

O diretor de automobilismo da da Fórmula 1, Ross Brawn, relembra as polêmicas acontecidas no GP da Arábia Saudita, aplaudindo aqueles que fizeram a corrida no Circuito Jeddah Corniche acontecer, enquanto apela para que o bom senso prevaleça no duelo pelo título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen.

Os dois adversários pelo título vão para Abu Dhabi em igualdade de pontos e quem cruzar a linha de chegada Yas Marina à frente do outro vencerá a corrida e o mundial de F1 em 2021. Se ambos baterem ou abandonarem, Verstappen levará seu primeiro título por ter vencido nove corridas contra oito de Hamilton.

O palco para este final de dar água na boca foi armado na noite de domingo passado ao longo de 50 voltas alucinantes, em um novo circuito desafiador e até ‘assustador’ que foi preparado a tempo para os treinos livres na sexta-feira.

Revendo a ‘Batalha de Jeddah’, Brawn escreveu em sua coluna pós-corrida no site oficial da F1: “Este esporte teve tudo nesta temporada – e nos deu ainda mais no domingo. Tanta intriga, tanta tensão, tantas lutas entre os dois protagonistas principais. Foi simplesmente sensacional.”

“Já se passaram 47 anos desde que partimos para a última corrida com os dois postulantes ao título empatados nos pontos e acho que todos querem ver uma competição fabulosa em Abu Dhabi.”

Brawn quer decisão na pista

“Vai ser difícil. Nenhum dos dois cederá um centímetro, mas queremos uma competição esportiva. Não queremos ultrapassar os limites. Não queremos que este campeonato seja decidido por decisões dos comissários e acabe nos tribunais de apelação ou em outro lugar, ele deve acabar na pista de Abu Dhabi com o melhor piloto vencendo.”

Antes do Brasil, Verstappen liderava por 19 pontos, mas com três vitórias seguidas de Hamilton em São Paulo, Catar e Arábia Saudita, todas elas com comissários e / ou diretor de corrida tendo que tomar muitas decisões de confrontos na pista, parece difícil que a última corrida em Abu Dhabi seja mais “tranquila” nesse aspecto.

Brawn continuou: “Para mim, Lewis ganhou um prêmio esta semana. Acho que ele fez um trabalho melhor. Ele manteve a cabeça fria no calor da batalha, administrou a corrida de forma impressionante, não cometeu erros e fez a volta mais rápida com um carro que tinha metade da asa dianteira pendurada.”

O diretor de corridas da FIA, Michael Masi, e seus comissários de corrida estão sob ataque nesta temporada, lidando com ações contenciosas de ambos os pilotos lembrando um ambiente “bélico” que está levantando sobrancelhas de muita gente…

Os fás neutros da Fórmula 1, estão saboreando uma batalha épica dentro e fora da pista, às vezes tendo que tomar uma posição enquanto as regras de combate permanecem obscuras. E o cara que faz as grandes ligações – Masi – não está tendo um trabalho fácil para manter Max e Lewis e suas equipes agressivas sob controle.

Brawn deu um grito para o tão caluniado ‘árbitro’ da F1: “Gostaria de cumprimentar a FIA e o diretor de corrida Michael Masi por lidar bem com o que foi uma corrida extremamente difícil na Arábia Saudita. Sei que algumas pessoas acham que algumas das decisões foram controversas, mas eu não.”

Sobre as “negociações” das punições que causou polêmica, Brawn explicou: “A situação que você teve com Max e Lewis na relargada, quando Michael recomendou que Max ficasse atrás de Esteban e Lewis, foi bem tratada, pois a alternativa era denunciá-lo aos comissários e isso poderia ter terminado com uma punição de tempo.”

“Eu acho que Michael lidou com isso de forma pragmática. Esse tipo de discussão ocorre várias vezes durante uma corrida. Se um piloto passar por alguém ou se defender de maneira injusta, o diretor de prova dirá à equipe para corrigir (devolver) a posição.”

“Algumas pessoas parecem pensar que Michael estava fazendo um acordo. Ele não estava fazendo um acordo. Era simples: você aceita a decisão do diretor de prova, com um desfecho conhecido, ou passa para os comissários decidirem.”

“Foi uma corrida complicada e um fim-de-semana complicado. Tivemos muitos desafios aqui e acho que todos – a FIA, a F1 e as equipes – se uniram para fazer este evento funcionar e foi um grande sucesso.”

A pista de Jeddah provou ser um grande desafio para os pilotos, uma pista de altíssima velocidade entre muros. Talvez tenha havido um suspiro coletivo de alívio para a F1 quando a bandeira quadriculada tremulou na noite de domingo com muitos danos (ambos os carros Haas destruídos, Red Bull de Perez estropiado e muitos carros faltando pedaços), mas ninguém ficou gravemente ferido em uma pista que alguns consideraram perigosa demais.

Como previmos e nossas simulações nos disseram, você pode ultrapassar em Jeddah

Brawn reconheceu: “Você está sempre um pouco apreensivo quando chega a uma nova pista, não sabe como ela vai funcionar. O circuito Jeddah Corniche foi certamente muito testador e desafiador. Os pilotos demoraram um pouco para entender, mas no final do fim de semana eles estavam elogiando a pista.”

“Foi impressionante a rapidez com que toda esta corrida foi montada. Foi feito em um tempo muito mais curto do que jamais montamos uma corrida antes. Houve uma ou duas arestas que serão resolvidas para a próxima corrida em março de 2022. As contribuições de todas as partes interessadas serão consideradas e a pista e o local serão aperfeiçoadas para o próximo evento.”

“Como previmos e nossas simulações nos disseram, você pode ultrapassar na pista de Jeddah. Acho que alguns ficaram céticos quando viram a pista, mas estou muito satisfeito que as simulações que foram feitas provaram ser corretas, pois queremos confiar mais nelas para garantir que os desenhos das pistas sejam ótimos para corridas e os circuitos existentes possam ser avaliados.”

“É um dos primeiros novos circuitos em que disponibilizamos essas ferramentas para os desenhistas, os fabricantes e a FIA e foi uma pista fabulosa.”

As simulações que fizemos mostram que o novo Abu Dhabi é uma pista de corrida melhor

Assim, o grande final de uma temporada épica de F1 chega ao fim neste fim de semana em Abu Dhabi, a pista muitas vezes entediante foi seriamente alterada para reduzir os tempos de volta em cerca de dez segundos, dizem eles, mudanças destinadas a melhorar as corridas.

“Também estou ansioso pela final em Abu Dhabi, pois eles modificaram a pista lá, e estou muito satisfeito porque acho que apresentará um novo desafio para os pilotos.”

“Acho que eles vão gostar muito mais. As simulações que fizemos mostram que o novo Abu Dhabi é uma pista de corrida melhor, com mais oportunidades de ultrapassagem. Estou ansioso para ver o que os pilotos falarão sobre isso.”

“Certifique-se de estar grudado em seus assentos no próximo domingo, pois será emocionante”, previu Brawn.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.