Shovlin: Asa quebrada custou 4 décimos por volta a Lewis Hamilton

segunda-feira, 6 de dezembro de 2021 às 17:58

Asa dianteira Hamilton – GP Arábia Saudita 2021

O diretor de engenharia de pista da Mercedes, Andrew Shovlin, disse que Lewis Hamilton estava perdendo quatro décimos de segundo por volta devido a danos na asa dianteira na fase final do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1 e teve que correr “muitos riscos” para garantir o ponto de bônus pela volta mais rápida.

Na segunda de duas relargadas da corrida com bandeira vermelha em uma corrida repleta de incidentes em Jeddah, Hamilton estava três lado a lado na curva 1 com seu rival pelo título Max Verstappen e Esteban Ocon.

Ocon e Hamilton fizeram contato, com Hamilton sentindo alguns danos pequenos, mas visíveis, em sua asa dianteira.

A asa de Hamilton então sofreu uma segunda batida mais tarde na corrida, quando Hamilton bateu na parte de trás de Verstappen enquanto o piloto da Red Bull tentava deixá-lo passar após uma ordem dos comissários.

Mas mesmo com a asa dianteira bastante e visivelmente danificada, Hamilton foi capaz de continuar a corrida e fazer uma série de voltas mais rápidas, apesar dos danos em seu carro.

“Estava piorando cada vez mais”, explicou Andrew Shovlin, sobre os danos.

“Então começamos provavelmente com apenas um ou dois décimos depois que ele foi imprensado, e Esteban passou por cima.

“Tivemos muita sorte de parecer que caiu na pista, perdeu alguns pedaços, mas ele se recuperou, sem mais danos.”

“Depois do contato com Max, perdemos todo aquele lado da asa, chegando perto de quatro décimos de desempenho.”

Embora Verstappen tenha dito depois da corrida que “não valia a pena lutar mais” depois que ele foi penalizado, o destino do ponto de bônus da volta mais rápida ainda estava para ser decidido.

Hamilton recebeu esta honra de forma convincente, estabelecendo a volta mais rápida em 1m30,734s, mais de sete décimos mais rápido que Verstappen, que a Red Bull suspeita também ter sofrido danos na colisão.

“Ele está muito determinado”, respondeu Shovlin quando questionado sobre como Hamilton conseguiu lidar com um carro danificado.

“Na hora, estávamos muito divididos, estávamos vendo outros pilotos lutando com os pneus, pudemos ver que a asa definitivamente não tinha garantia de permanecer no carro.”

“É uma decisão difícil entre fazer algo que pode colocar Lewis no mesmo nível ou você joga pelo mais seguro?

“Em última análise, Lewis foi quem tomou a decisão, e sua decisão provavelmente foi ajudada pelo fato de que ele não podia ver sua asa dianteira.”

“Se ele estivesse assistindo pela TV como nós, poderia ter pensado diferente.”

Hamilton disse à Sky SportsF1 após a corrida que ele pensou que perderia sua asa dianteira inicialmente, e então “assumiu muitos riscos para conseguir aquele” ponto de bônus da volta mais rápida que lhe permitiu empatar com Verstappen rumo à final de Abu Dhabi no próximo fim de semana.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.