Popularidade dos grandes nomes da F1 em declínio (Atualização)

segunda-feira, 25 de outubro de 2021 às 13:10

Ferrari

As tendências de popularidade na Fórmula 1 mudaram.

Lewis Hamilton e a Ferrari costumavam dominar os rankings de popularidade, mas a categoria agora tem novos favoritos dos fãs – Max Verstappen e a McLaren.

Tudo isso foi revelado na mais recente pesquisa global de fãs da F1, realizada pela Nielsen Sports em 187 países.

Ela mostrou que o heptacampeão mundial é apenas o terceiro piloto mais popular do grid, atrás não só de Verstappen, mas também de Lando Norris.

E a Ferrari – anteriormente a favorita clara dos fãs – caiu para terceiro no ranking, com a McLaren assumindo o cobiçado posto de equipe mais popular da F1.

A Mercedes está apenas em quarto com 11.9% dos votos. Na pesquisa anterior, a atual campeã mundial teve 16.2%. O declínio da Ferrari foi ainda mais dramático – de 32% para 18%.

“O automobilismo é um jogo de momentos e tendências, e nós estamos em uma boa situação atualmente”, declarou Zak Brown, CEO da McLaren, ao AS.

Um vislumbre da razão para a popularidade da McLaren foi o teste de Daniel Ricciardo com um carro clássico da NASCAR pilotado por Dale Earnhardt em 1984 no fim de semana como uma recompensa pela vitória em Monza.

“O automobilismo é entretenimento, e nós somos afortunados por ter dois pilotos que se divertem no esporte”, disse Brown. “Tentamos dar um ótimo espetáculo para os fãs e nossos parceiros, e é bom ver a resposta positiva de um grande grupo de fãs no mundo todo”.

Ao mesmo tempo, Toto Wolff compreende por que a popularidade da Mercedes caiu.

“Nós tivemos muita sorte por vencer sete vezes consecutivas, e é claro que estamos em uma era onde você torce mais por aqueles que enfrentaram dificuldades e são os azarões”, comentou o chefe e coproprietário da Mercedes.

“Eles (McLaren) merecem estar na frente porque o pacote inteiro em termos de marketing e redes sociais é muito bom. Nós precisamos pensar no que podemos fazer, mas não se pode mudar a história e eu não iria querer mudá-la”.

Talvez mais alarmante para a F1 seja o declínio de popularidade da Ferrari – uma marca considerada sinônimo da principal categoria do automobilismo.

“Sim, eles têm de questionar o motivo”, disse Wolff. “Eu não poderia responder isso. Nós precisamos descobrir sozinhos como podemos melhorar e o que deve ser feito sem arriscar a performance na pista, que sempre vem primeiro”.

Enquanto isso, Brown reconhece que o momento da McLaren no ranking de popularidade pode ser passageiro.

“A Ferrari é uma das marcas mais famosas do mundo e isso é um instantâneo de um momento no tempo, então eu não creio que eles precisam se preocupar demais com sua popularidade”, afirmou ele.

Deve ser notado que Brown é o ex-presidente não executivo da Motorsport Network, gigante de mídia por trás da última pesquisa de fãs da Nielsen.

Atualização de 25/10/2021 às 13:10 horas

– Max Verstappen é o piloto mais popular da F1, seguido de perto por Lando Norris com Lewis Hamilton em terceiro. Max é mais popular na faixa etária de 25 a 45 anos, com Lando tendo muito apoio entre fãs do sexo feminino e fãs de 16-24 anos. Lewis pontua fortemente na faixa etária acima de 45 anos

– Verstappen ficou em primeiro lugar como piloto mais popular nos EUA, Japão e Holanda
– Hamilton ficou em primeiro lugar como piloto mais popular no Reino Unido, Brasil e Canadá
– Daniel Ricciardo é quarto, à frente de Sebastian Vettel, em quinto
-Os jovens da F1 – Lando Norris, Charles Leclerc, George Russell e Pierre Gasly – todos pontuam bem

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.