Novas regras de pit stops são alteradas e adiadas para GP da Bélgica

domingo, 18 de julho de 2021 às 10:30

Pit Stop Red Bull

As novas diretivas técnicas da Fórmula 1 que foram anunciadas na Áustria e que deveriam entrar em vigor a partir do GP da Hungria foram alteradas e adiadas para o GP da Bélgica após as férias de agosto.

Na sequência da reação das equipes às regras – que procuraram reduzir os riscos nas paradas de box abaixo de 2s, deixando os carros saírem com uma roda não segura – foi removida a estipulação de uma distância de 0s2 entre o apertar das rodas e o carro descer do macaco.

No seu lugar estará uma estipulação operacional para os sistemas de “pistola de rodas inteligente” que várias das equipes estão agora utilizando, o que alcançará o mesmo grau de segurança que a lacuna proposta de 0s2, mas ainda permitirá um elemento de diferenciação do desempenho humano.

As pistolas de rodas inteligentes foram pioneiras nos últimos anos pela Mercedes e Ferrari, tendo sido introduzidas este ano pela Red Bull. O software completa uma série de verificações automáticas para determinar se a roda está segura antes que a arma possa ser libertada.

As equipes têm um botão que o operador pressiona, dando um sinal depois de a roda estar segura para permitir que o macaco seja baixado. Mas é possível neste momento – e prática corrente – que o botão seja pressionado mesmo antes de o desdobramento ser apertado, em antecipação ao aperto do mesmo.

Para que, assim que a arma tenha completado as suas verificações automáticas, a permissão para ser baixada do macaco seja automática. Desta forma, o tempo de reação humana será cortado.

A última diretiva estipula que este botão de libertação do macaco já não pode ser pressionado antes de ser dado o sinal de “aperto de roda”. Agora só deve ser pressionado em reação a esse sinal.

Qualquer tentativa de pressionar antes do sinal “porca apertada” deve resultar no seu não funcionamento – da mesma forma que os atuais botões de DRS não funcionarão se forem apertados antes da zona permitida.

Isto ainda permite diferenças no tempo de reação humana para determinar diferenças na velocidade da parada, mas a integridade à prova de falhas é mantida.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.