F1 – Brawn: Red Bull se atrapalhou no começo do ano. Agora é a vez da Mercedes

segunda-feira, 28 de junho de 2021 às 12:45

Ross Brawn

Ross Brawn acha que sua ex-equipe Mercedes está “se esforçando demais” na batalha pelo título contra a Red Bull e isso está fazendo-os “tropeçar um pouco”.

A Mercedes nunca tinha passado quatro corridas de Fórmula 1 sem vencer na era turbo híbrida e perdeu ainda mais terreno para a Red Bull após o GP da Estíria.

Como um dos maiores conhecedores de Fórmula 1 do mundo, Brawn deu sua última avaliação sobre a disputa pelo título entre os dois e acha que os papéis foram invertidos.

“Isso é o que é fascinante na Fórmula 1”, escreveu Brawn em sua coluna hoje.

“Às vezes você ganha corridas que não deveria. Às vezes você não ganha corridas que deveria ganhar.”

“No início do ano, senti que a Red Bull, que tem uma operação muito habilidosa, se atrapalhou um pouco. Mas agora eles estão de volta à velocidade.”

“O que parecia ser o melhor carro agora está mostrando isso nos resultados.”

“No início do ano, a Mercedes os ultrapassou. Esse não é o caso agora.”

“Foi o oposto nas últimas corridas. A Mercedes está se esforçando demais e se atrapalhando um pouco.”

O chefe da Mercedes, Toto Wolff, disse que não haverá mais grandes atualizações no W12 e, embora Christian Horner pense que isso é mentira, Brawn acredita que pode haver alguma verdade nisso.

“A Red Bull está realmente começando a afirmar sua autoridade”, ele continuou.

“É um ano muito difícil para a Mercedes voltar porque o foco está fortemente na próxima temporada – e nos novos regulamentos. Nada pode ser feito no motor (em termos de desempenho puro).”

“Eles queimam algum recurso neste carro e sacrificam um pouco para o próximo ano? Eu suspeito que não, já que é muito difícil de repente pegar o ímpeto de um carro no qual você provavelmente parou de trabalhar.”

“Eles podem tentar correr com mais eficácia, tentar extrair um pouco mais de desempenho na configuração do carro e de como está funcionando, mas não acho que veremos grandes atualizações ou grandes mudanças no carro.”

“Eles precisam espremer um pouco mais de suco do limão sem colocar muitos recursos nele para não impactar no próximo ano.”

Muito foi dito sobre como a Red Bull está conseguindo vencer a Mercedes, mas Brawn avalia que muito desse ritmo adicional vem da aerodinâmica.

Isso, ele sente, deixará a Mercedes com muitas perguntas.

“Parece que a Red Bull está executando uma configuração de menos arrasto, o que lhes dá uma vantagem de velocidade em linha reta”, acrescentou Brawn.

“Não sei se isso é uma opção para a Mercedes. Eles estão no máximo? Eles questionam suas simulações? O desenvolvimento de uma nova asa traseira é talvez o tipo de projeto em que eles poderiam se dar ao luxo de colocar algum recurso?”

“Isso é o que estará sacudindo em suas mentes até as férias. Terminada a pausa, todos estarão comprometidos com o ano que vem.”

“Vamos ver o que acontece nas próximas três corridas antes das férias de verão.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.