F1 – A FIA errou (vídeo)

domingo, 28 de março de 2021 às 15:17

Verstappen x Hamilton

Apesar de termos tido uma das melhores corridas de F1 dos últimos tempos com dois pilotos predadores perseguindo um ao outro durante toda a corrida, a FIA errou ao aplicar uma regra básica.

Na classificação estava acertado que quem ultrapassasse os limites da pista na saída da curva 4 teria seu tempo deletado. A regra estava certa, todos aceitaram e assim foi feito.

Mas na corrida não havia nada sobre isso, tanto que praticamente todos os pilotos ultrapassaram o limite da pista da curva 4 e alguns só foram alertados sobre isso depois de o fazerem várias vezes.

Ultrapassar os limites da curva 4 realmente dá uma vantagem indevida a quem o faz, porque o piloto ganha tempo, tendo um adversário atrás ou não. Portanto, a FIA deveria ter deixado claro que quem ultrapassasse aquele limite mais de uma vez na corrida perderia 5 segundos no tempo, que é a praxe há anos.

Mas como a FIA não deixou nada claro, Max Verstappen foi injustamente punido quando ultrapassou Hamilton a 4 voltas do final na curva 4 ultrapassando também os limites da pista, já que essa foi a única vez que um piloto que ganhou vantagem ali, foi punido tendo que devolver a posição.

A Red Bull ainda não reclamou, Max Verstappen também não. Mas a FIA precisa deixar esse tipo de regra muito clara em todas as pistas, tanto na classificação quanto na corrida.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.