F1 – Newey avalia Vettel, Webber, Hakkinen e Hill

sexta-feira, 19 de junho de 2020 às 14:02

Adrian Newey

Adrian Newey tem um histórico inacreditável na Fórmula 1, que faz as pessoas quererem ouvi-lo. Newey trabalhou com muitos pilotos excelentes e, claro, agora trabalha com Max Verstappen e Alexander Albon na Red Bull Racing.

Considerado ao lado de Colin Chapman um dos melhores engenheiros da história da F1, ele sabe melhor do que ninguém que todo piloto tem seu próprio estilo.

Sobre Verstappen e Raikkonen ele já se manifestou aqui.

Veja a avaliação dele sobre outros pilotos.

Mika Hakkinen
O engenheiro inglês de 61 anos é um membro indispensável da maior categoria do automobilismo. Em todos esses anos, ele trabalhou com muitos pilotos e campeões mundiais. Portanto, é muito interessante quando Newey discute as diferenças entre o estilo de tocada dos pilotos e o feedback que eles fornecem à equipe. Na McLaren, ele trabalhou com o bicampeão mundial Mika Hakkinnen, sobre a qual o inglês falou o seguinte:

“Mika Hakkinen é um piloto natural. Ele inconscientemente adapta sua maneira de guiar o carro. Quando fazíamos um ajuste a seu pedido, ele voltava e o problema acabava sendo quase maior. Foi quando percebi que ele se adapta inconscientemente. Foi quando eu aprendi a interrogar um piloto para descobrir o que realmente está faltando no carro. Mika sempre foi muito frugal nos comentários dele, portanto você nem sempre obtinha as informações corretas”. Isso mostra a importância de um piloto no processo de desenvolvimento.

Hill, Vettel e Webber
Dar feedback é muito mais difícil do que parece. A indicação clara de onde o carro não parece bom é muito importante para os engenheiros. Damon Hill, subestimado por muitos, se destacou nisso.

“Eu estava muito perto dele e em 1996 não era oficialmente seu engenheiro, mas conversávamos bastante. Ele é um enigma. Em 1996, tínhamos o melhor carro e ele se sentia bem com o carro. Damon, por exemplo, era muito bom em seu feedback. Frequentemente ele fez corridas muito fortes em 1996, mas elas não foram tão claras. Onde devo colocá-lo como piloto? Não sei, a comparação é arbitrária a esse respeito.”

A diferença de tocada entre os pilotos também foi discutida. Por exemplo, entre Webber e Vettel no tempo que passaram juntos na Red Bull: “Vettel gosta de uma traseira estável, enquanto Weber ficaria mais confortável se o carro fosse menos estável. Você pensaria que ele (Webber) queria um carro mais estável, mas era o ao contrário. Ele preferia um carro mais solto, enquanto Seb queria pregado. Dois pilotos guiam o mesmo carro, mas ambos voltam com um feedback diferente. É por isso que companheiros de equipe têm performances diferentes no mesmo carro.”

Newey continua sobre as diferenças entre os homens: “Mark era geralmente mais rápido que Seb nas curvas rápidas, mas Sebastian tinha uma boa técnica para fazer curvas médias rápidas. A fraqueza de Mark era o gerenciamento de pneus, que muitas vezes atrapalhava.”, concluiu Newey.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.