7 principais cuidados ao procurar por acessórios originais para seu carro

quinta-feira, 18 de junho de 2020 às 16:44

Acessórios originais para o seu carro são simplesmente imprescindíveis a fim de garantir que o mesmo funcionará como esperado. Embora as peças genéricas tenham o preço como atrativo, tenha certeza de que os custos a longo prazo com manutenções serão muito maiores.

Contar com peças originais é algo que deve ser levado a sério por qualquer dono de automóvel. Não só por questões monetárias, mas também ligadas a segurança dos passageiros e pedestres.

Imagine que a roda de um carro em alta velocidade simplesmente se solta. O motivo para isto ter acontecido foi o uso de parafusos falsos na hora de trocar o pneu. Mesmo sendo mais barato, este motorista acabou de colocar a sua vida e a de outros em risco.

Isto poderia ser evitado ao comprar acessórios com procedência para o veículo, certamente você não gostaria de se ver nesta situação. Desta forma, vamos listar abaixo alguns cuidados para tomar na hora de comprar estes acessórios.

1 – Procure lojas com CNPJ

Empresas que tem CNPJ podem ser responsabilizadas pelos produtos que vendem aos seus clientes. Desta forma, é claro que os gestores estarão muito mais preocupados em garantir a segurança e durabilidade dos produtos vendidos.

Não somente, ao entrar no site da loja, estes dados devem estar devidamente expostos na página a fim de inspirar confiabilidade.

Outro ponto que contribui para este argumento é que somente empresas com CNPJ conseguem ter acesso a grandes levas de acessórios originais para carros. Desta forma, uma empresa sem o registro oficial, pode estar revendendo peças falsificadas como originais.

Isto representa um enorme perigo para o seu carro, você e os pedestres. Desta forma, corra de empresas que não têm CNPJ.

2 – Peça pela certificação do acessório

Acessórios genuínos tem um certificado que garante a sua segurança. Estes itens, sejam eles nacionais ou importados, necessitam ter a certificação CESVI (do Centro de Experimentação e Segurança Viária) ou a IQA (do Instituto de Qualidade Automotiva).

Estas certificações demonstram que as peças passaram por intensivos testes para garantir que elas resistirão a qualquer cenário que a estrada pode apresentar.

Retomando o exemplo que falamos na introdução deste texto, os acessórios resistirão ao simples uso e não colocarão a vida de alguém em risco. Os parafusos não quebrariam e a roda não atingiria um pedestre, por exemplo.

3 – Pergunte sobre o número de série do produto

Os acessórios automobilísticos normalmente contam com um número de série. Isto é necessário para, caso algum problema aconteça, o lote de fabricação seja identificado e retirado do mercado o quanto antes.

A depender do produto, é provável que este número não esteja estampado diretamente no acessório, contudo, deve estar na embalagem do mesmo. Caso o vendedor não seja capaz de te mostrar este dado, desconfie.

4 – Peça a nota fiscal

A nota fiscal é a prova que você comprou o acessório para o seu veículo em determinada loja. Não somente, a garantia do mesmo pode estar atrelada a este documento. Sendo assim, nunca esqueça de pedir ou pegar a nota fiscal e guarda-la nos formatos físico e digitais.

5 – Pesquise a reputação da loja

Antes de comprar online ou diretamente na loja, não deixe de pesquisar em sites como Reclame Aqui e fóruns na internet. Desta forma, você terá uma noção geral se a loja é ou não confiável!

6 – Pesquise a reputação da marca do acessório original

Além da reputação da loja, também é importante saber se a marca do acessório que você deseja comprar também é confiável. Afinal de contas, a loja não é responsável por fabricar essas peças, mas sim revendê-las, ultimamente, a qualidade do acessório estará ligada ao seu processo de fabricação.

7 – Peça a opinião de autoridades no assunto

Contar com a opinião e o aval de alguém que tem bastante conhecimento sobre o mundo automobilístico certamente irá te ajudar bastante a tomar a decisão de compra com a consciência tranquila.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.