F1 – Mercedes mantém portas abertas para Vettel

quarta-feira, 3 de junho de 2020 às 14:11

Toto Wolff e Sebastian Vettel

O chefe da equipe da Mercedes, Toto Wolff, se recusou a descartar a contratação de Sebastian Vettel para o próximo ano, mas disse que sua prioridade continua em manter os pilotos que ele atualmente tem na equipe.

Vettel, quatro vezes campeão mundial, anunciou recentemente que deixaria a Ferrari no final do ano, colocando-se no mercado para mudar para uma equipe rival em 2021. A Red Bull já rejeitou sugestões de contratá-lo para fazer dupla com Max Verstappen, mas a Mercedes, que atualmente não possui pilotos contratados para 2021, teve o cuidado de manter a porta aberta.

Wolff disse que não estava simplesmente demonstrando respeito por Vettel, mantendo-o como uma opção, mas na verdade o considera um candidato genuíno, caso haja algum problema de renovação com Lewis Hamilton, Valtteri Bottas ou George Russell.

“Antes de tudo, não é exagero, porque não devemos dizer ‘não’ imediatamente a um tetracampeão mundial – você precisa pensar sobre isso”, disse Wolff em uma teleconferência com uma mídia selecionada johe mais cedo. “Por outro lado, temos uma formação fantástica e estou feliz com nossos pilotos titulares e George, mas você nunca sabe, alguém pode decidir sair e de repente, você tem uma vaga.”

No final de 2016, o recém-coroado campeão mundial Nico Rosberg deixou a Mercedes com mais dois anos de contrato. Ele foi substituído por Bottas em 2017, mas a equipe ficou em uma posição incerta durante o inverno e Wolff disse que excluir Vettel nesta fase pode resultar em uma repetição do que aconteceu com Rosberg.

“É por isso que não quero sair em junho e dizer ‘sem chance, Sebastian’ e que ele não vai competir por nós nunca. Antes de tudo, eu não faria isso com ele como piloto – ser tão direto – e do outro lado, eu vi cisnes negros aparecendo quando ninguém esperava, lembra do Nico Rosberg?”

“Portanto, nessa perspectiva, estamos apenas mantendo nossas opções abertas, mas é claro, concentrando nossas discussões em nossos pilotos atuais”.

Espera-se que Hamilton renove seu contrato com a Mercedes, mas Wolff diz que nenhum dos lados pressionou para fazer um acordo durante o hiato nas corridas causado pela pandemia de coronavírus.

“Nós não nos vimos durante o lockdown, estávamos em diferentes partes do mundo, mas mantivemos contato muito regular, mas não trabalhamos em nenhum acordo”, disse Wolff. “Entre nós há muita confiança, estamos juntos há muito tempo, e nunca nesses anos juntos tivemos que fechar o contrato e realmente ler o que estava escrito lá, como seria natural.”

“Assim que as corridas recomeçarem, passaremos algum tempo juntos, tirar o contrato do armário, olhar os horários, os números e os direitos e espero ter algo em breve”.

O futuro de Wolff na Mercedes
O contrato de Wolff também expira no final da temporada, o que, combinado com um investimento recente na Aston Martin, levou a especulações de que ele possa deixar a equipe para um novo cargo em outro lugar. Wolff, dono de 30% da equipe Mercedes F1, disse que está conversando com a empresa-mãe Daimler sobre como seu papel pode se desenvolver, mas que ele ainda tem “as melhores intenções” de permanecer na equipe.

“Algo que realmente me orgulha em nossa equipe é que sempre mudamos os membros seniores para diferentes funções, criamos talentos e o mesmo se aplica a mim”, disse ele. “Tive a sorte de estar no comando da Mercedes desde o início de 2014 e com anos que não gostaria de perder. Gostei muito da interação e do trabalho com todos os meus amigos, da equipe de F1 e na Daimler, e isso é algo que eu não gostaria de perder.”

“No entanto, eu preciso me questionar, não quero me tornar um diretor de equipe que vai de ótimo para bom sem perceber que ele talvez não esteja adicionando mais à equipe como fez no começo. Ainda sinto que posso adicionar muito, mas é claro que estou contemplando meu futuro, estou discutindo com Ola sobre como isso vai acontecer.”

“Não é um contrato de trabalho simples, envolve uma participação acionária. Estamos no meio do processo de criação do nosso futuro conjunto, por isso não quero me apegar a uma redação específica, seja como chefe da equipe ou diretor-gerente, que não tem nenhum papel. Para ser sincero, ainda não tomei nenhuma decisão, pois ainda nem começamos a correr.”

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.