F1 – Schumacher e a construção de um império de 5 títulos consecutivos

terça-feira, 19 de maio de 2020 às 16:30

Schumacher e Brawn – Benetton

Colaboração: Sidney Pereira Souza Filho

Muito se fala e comenta sobre os títulos de 2000 a 2004 de Michael Schumacher sem se dar a importância sobre o projeto construído com o piloto nos anos de 1996 a 1999. A Ferrari que trouxe para a equipe em 96, não só Schumacher, mas grande parte do staff da equipe Benetton como John Barnard, Rory Byrne (esse que estava na Benetton desde os tempos de Ayrton Senna), e um dos mais importantes estrategistas Ross Brawn. Todos esses trazidos junto com Schumacher para a equipe já no ano de 1996.

Schumacher – Ferrari

A primeira vitória de Schumacher na Ferrari veio no GP da Espanha depois de um abandono em Mônaco, somando no fim do campeonato 6 pódios e 3 vitórias, sendo que seu companheiro não venceu nenhuma corrida, acabando o campeonato de 1996 em 3° Lugar, atrás das duas Williams, sendo Damon Hill o campeão da temporada.

Em 1997, houve uma brava disputa de título contra Jacques Villeneuve, que venceu o campeonato, Schumacher que chegou, ao pódio 3 vezes todas em 2° Lugar e 5 vitórias, já demonstrando a grande evolução da equipe Ferrari ao lutar pelo título. Schumacher que nesse ano teve seus pontos anulados por jogar o carro em cima de Villeneuve no GP da Europa, mas se não fosse excluído teria terminado o como vice campeão do ano de 1997.

A equipe Ferrari em 1998, encontra uma McLaren muito forte, mas disputou com Schumacher as vitorias da temporada, que teve Mika Hakkinen como campeão sendo que Schumacher ficou com o ice-campeonato pela segunda* vez consecutiva, chegando 5 vezes ao pódio e vencendo 6 corridas e tendo como o pior resultado um 10° lugar na temporada de 1998. Ferrari que em 1998 teve como pior resultado nesta temporada justamente o 10° lugar de Schumacher, já mostrando a grande evolução para a temporada de 1999.

A Ferrari começou o ano de 1999 como a equipe favorita até o acidente de Michael Schumacher no GP da Inglaterra, onde a equipe focou toda sua equipe para fazer de Eddie Irvine campeão da temporada de 99, sendo que Mika Hakkinen foi bicampeão em 1999 e Irvine vice campeão por dois pontos de diferença, já mostrando que a Ferrari tinha um grande carro para 1999, muito se fala que se não fosse o acidente de Schumacher na Inglaterra, ele teria grande chance de ter sido campeão já nesta temporada.

A evolução da Ferrari com Schumacher e o domínio dos anos de 2000 veio desde o primeiro ano, com a construção de uma equipe ao redor do piloto e a contratação dos melhores nomes disponíveis em questão de staff para a equipe, o que mostrou resultado desde o primeiro ano, quando viu um Schumacher ficando entre os 3 primeiros, ou seja, disputou o título em todos os campeonatos que esteve na Ferrari.

Muito se fala da ajuda de Rubens nas conquistas da Ferrari nos anos de 2000, mas a Ferrari já vinha em uma evolução a fim de quebrar um jejum de títulos de construtores que vinha desde 1979, mas os fatos mostram que a chegada de Jean Todt em 1993, e a contratação de Schumacher e o staff da Benetton em 1996 foi fundamental para os anos vitoriosos, que muito provavelmente, poderiam ter começado em 1999 ao invés de 2000 se não fosse o acidente do Schumacher.

Sidney Pereira Souza Filho
Iporá – GO

Quer ver todos os textos de colaboradores? Clique AQUI

Os artigos publicados de colaboradores não traduzem a opinião do Autoracing. Sua publicação obedece ao propósito de estimular o debate sobre automobilismo e abrir um espaço para os fãs de esportes a motor compartilharem seus textos com milhares de outros fãs.

Clique AQUI para fazer suas apostas esportivas

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.