F1 – Verstappen vence GP da Alemanha caótico
domingo, 28 de julho de 2019 às 12:14
Max Verstappen
Max Verstappen, da Red Bull, foi praticamente impecável tanto no molhado quanto no seco para vencer o GP da Alemanha, enquanto a Mercedes fracassou em sua corrida em casa.
A chuva antes da largada e durante a prova provocou vários incidentes, incluindo duas rodadas do pole Lewis Hamilton, que chegou em 11º, e a batida de seu companheiro de equipe Valtteri Bottas.
Sebastian Vettel, da Ferrari, veio da última colocação no grid para terminar em segundo, mas foi um dia de emoções distintas para a equipe porque Charles Leclerc bateu nas barreiras e abandonou.
Daniil Kvyat foi o terceiro graças às decisões táticas inteligentes da Toro Rosso. A chuva torrencial pela manhã proporcionou o primeiro teste para os novos procedimentos de largada com pista molhada da Fórmula 1, com o safety car liderando o pelotão durante várias voltas de formação.
Vettel foi um dos primeiros a colocar pneus slick na volta 23, retornando à pista com o composto macio, e a Red Bull chamou Verstappen, terceiro naquele momento, uma volta depois e colocou o médio.
A Mercedes também optou pelo médio na parada de Bottas na volta 26, enquanto a Ferrari escolheu o macio para Leclerc na passagem seguinte. Hamilton, que liderou a primeira parte da corrida, foi o próximo, mas sua chegada nos pits coincidiu com uma nova pancada de chuva.
Leclerc imediatamente saiu da pista na penúltima curva depois de cometer um pequeno erro e atingiu as barreiras em baixa velocidade, ficando preso na brita e provocando a entrada do safety car.
Porém, Hamilton escapou no mesmo ponto na volta subsequente. Ele conseguiu controlar seu carro, mas tocou de leve nas barreiras e quebrou sua asa dianteira, entrando diretamente nos boxes.
Lá, houve cenas de caos porque seus mecânicos não estavam preparados; eles correram para buscar um novo jogo de intermediários e uma asa dianteira, e para complicar ainda mais a situação de Hamilton, ele recebeu uma punição de cinco segundos por passar do lado errado do cone na entrada dos pits.
O resto do pelotão também parou para colocar os intermediários quando ficou claro que era impossível continuar com os slicks, deixando Verstappen na liderança à frente de Bottas, Nico Hulkenberg, Alexander Albon, Hamilton, Carlos Sainz, Kimi Raikkonen e Vettel.
Após a bandeira verde, Bottas passou a ser pressionado por Hulkenberg, o que deu a Verstappen a chance de abrir quase 10 segundos.
Com isso, ele ganhou um pit-stop livre para colocar um novo jogo de intermediários quando o safety car entrou novamente na volta 40. Hulkenberg saiu da pista na última curva pouco depois de perder o terceiro lugar para Hamilton.
O asfalto começou a secar novamente durante as quatro voltas nas quais o pelotão circulou atrás do safety car, levando a Racing Point a arriscar e colocar slicks no carro de Lance Stroll pouco antes da relargada, e ele foi seguido por Kvyat.
Eles perderam várias posições, mas quando os outros também entraram nos boxes depois que a pista ficou praticamente seca, se beneficiaram amplamente, subindo para segundo e terceiro atrás de Verstappen.
Kvyat usou o DRS para passar Stroll antes do hairpin na volta 50, enquanto o dia da Mercedes implodiu quando Hamilton rodou em alta velocidade na curva 1 e despencou para 15º. Bottas teve uma escapada quase idêntica algumas voltas depois, mas bateu forte nas barreiras da curva 1 e provocou uma nova participação do safety car.
A relargada ocorreu a cinco voltas do final, com Verstappen liderando à frente de Kvyat e Stroll. Vettel imediatamente tomou a quarta posição de Sainz.
Duas voltas mais tarde, Vettel deixou Stroll para trás na reta anterior ao hairpin e fez o mesmo com Kvyat na passagem posterior para garantir a segunda colocação, cruzando a linha de chegada 7.3 segundos atrás de Verstappen.
Stroll resistiu à pressão de Sainz no final para se manter em quarto, enquanto Albon recebeu a bandeira quadriculada à frente de Raikkonen e Antonio Giovinazzi apesar de um toque de Pierre Gasly que forçou o segundo piloto da Red Bull a abandonar.
Romain Grosjean e Kevin Magnussen completaram os 10 primeiros, mas o clima na Haas deve continuar tenso porque eles colidiram mais uma vez nas últimas voltas, desta vez pelo menos sem eliminar um ao outro.
Classificação da prova:
Pos. | Piloto | Equipe | Voltas | Tempo/dif. |
1 | Max Verstappen | RED BULL HONDA | 64 | 1h44m31.275s |
2 | Sebastian Vettel | FERRARI | 64 | +7.333s |
3 | Daniil Kvyat | TORO ROSSO HONDA | 64 | +8.305s |
4 | Lance Stroll | RACING POINT MERCEDES | 64 | +8.966s |
5 | Carlos Sainz | MCLAREN RENAULT | 64 | +9.583s |
6 | Alexander Albon | TORO ROSSO HONDA | 64 | +10.052s |
7 | Kimi Räikkönen | ALFA ROMEO FERRARI | 64 | +12.214s |
8 | Antonio Giovinazzi | ALFA ROMEO FERRARI | 64 | +13.849s |
9 | Romain Grosjean | HAAS FERRARI | 64 | +16.838s |
10 | Kevin Magnussen | HAAS FERRARI | 64 | +18.765s |
11 | Lewis Hamilton | MERCEDES | 64 | +19.667s |
12 | Robert Kubica | WILLIAMS MERCEDES | 64 | +24.987s |
13 | George Russell | WILLIAMS MERCEDES | 64 | +26.404s |
14 | Pierre Gasly | RED BULL HONDA | 61 | abandono |
15 | Valtteri Bottas | MERCEDES | 56 | abandono |
16 | Nico Hulkenberg | RENAULT | 39 | abandono |
17 | Charles Leclerc | FERRARI | 27 | abandono |
18 | Lando Norris | MCLAREN RENAULT | 25 | abandono |
19 | Daniel Ricciardo | RENAULT | 13 | abandono |
20 | Sergio Perez | RACING POINT MERCEDES | 1 | abandono |
A Alfa Romeu foi penalizada após a corrida e a classificação acima mudou. Veja como ficou e porque a equipe foi penalizada AQUI
2019, alemanha, autoracing, chuva, corrida, domingo, equipe, f1, formula 1, formula-1, gp, hockenheim, max verstappen, noticias, red bull, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.