F1 – Brawn propõe redução dos dados das equipes

terça-feira, 23 de outubro de 2018 às 10:09

Treinos livres de sexta em Austin

O impacto que os dados de treinos reduzidos tiveram na qualidade do GP dos Estados Unidos é um ponto de discussão válido para o futuro formato da Fórmula 1, de acordo com Ross Brawn.

Os treinos livres de sexta-feira tiveram chuva em Austin, mas o sábado e o domingo foram completamente secos; a corrida foi uma das melhores da temporada 2018 da F1.

“Os três pilotos do pódio cruzaram a linha de chegada dentro de três segundos”, declarou Brawn. “Todos eles tiveram diferentes estratégias de pneus, por escolha no caso de (Kimi) Raikkonen e (Lewis) Hamilton e por necessidade para (Max) Verstappen, que largou na penúltima fila do grid”.

“Isso é incomum na F1, onde o nível de sofisticação em termos de simulação e estratégia é tão elevado que esse nível de variação normalmente não existe, principalmente quando envolve as três equipes de ponta”.

“Provavelmente se deve ao fato de que ninguém pôde andar com pneus slick na sexta-feira porque a pista ficou molhada durante as três horas de treinos. Isso significou que as equipes tiveram menos dados do que o usual para planejar sua corrida, portanto a margem de erro aumentou”.

“Então, menos dados produzem um espetáculo melhor? Definitivamente, é mais incerto e outro tópico para discussão quando analisamos maneiras de tornar nossa categoria ainda mais empolgante, da primeira à última volta, como foi o caso no último domingo em Austin”.

Brawn disse que dar às equipes tantas oportunidades de aperfeiçoar seus planos inevitavelmente torna as coisas mais previsíveis.

“Usando uma metáfora do futebol, quando dois times jogam perfeitamente, um empate de zero a zero é a conclusão lógica”, afirmou ele. “Na F1, quando todas as simulações são realizadas nos mínimos detalhes, todas as equipes convergem para a melhor estratégia possível, que normalmente é igual”.

[the_ad id=”237860″]

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.