Pirelli F1 – Preview Grande Prêmio da Bélgica
sexta-feira, 26 de agosto de 2016 às 8:00Após curtas férias de verão, a Fórmula 1 está de volta em um dos circuitos mais épicos do calendário: Spa-Francorchamps, na Bélgica. Os pneus P Zero médio, macio e supermacio foram os selecionados para a volta mais longa do ano, com 7,004 quilômetros, com incidência de grandes cargas de energia sobre os pneus. Na verdade, Spa-Francorchamps proporciona um desafio multifacetado para os pneus e, por extensão, para os pilotos e equipes. O histórico circuito, no sopé das Ardenas, é famoso pelo clima variável. Há um verdadeiro microclima na região, o que faz que com que os estrategistas tenham que levar novos parâmetros em conta constantemente.
O CIRCUITO DO PONTO DE VISTA DO PNEU:
As cargas que incidem sobre os pneus são as maiores do ano, devido as curvas longas e velozes.
As variações de elevação também geram forças verticais para os pneus. Por meio de compressões como a da curva Eau Rouge.
É bem provável que chova, mas frequentemente isso acontece em apenas uma parte do circuito e não em outra.
A configuração deve buscar um equilíbrio entre baixo arrasto para as retas e pressão aerodinâmica para as curvas. Não é fácil.
Há muitas oportunidades para ultrapassagens, o que significa que as opções de estratégias são bem diversificadas.
A Fórmula 1 volta das férias com dois fins de semana de corrida em sequência. Depois de Spa, todos vão direto para Monza, a corrida doméstica da Pirelli.
OS TRÊS COMPOSTOS INDICADOS:
Branco médio: um conjunto mandatório que deve estar disponível para a corrida, com baixa gama de trabalho.
Amarelo macio: outro jogo mandatório. Ele deve aparecer na corrida, mas não é ideal para longos stints.
Vermelho supermacio: deve ser usado para o treino classificatório, com foco maior na performance e não na durabilidade.
COMO FOI NO ANO PASSADO:
Lewis Hamilton venceu confortavelmente com uma estratégia de duas paradas, trocando pneus nas voltas 13 e 30.
Melhor estratégia alternativa: Max Verstappen terminou em oitavo após largar em 18º, adotando uma estratégia de três paradas e ultrapassando diversos carros na pista.
PAUL HEMBERY, DIRETOR DE MOTORSPORT DA PIRELLI: “Spa-Francorchamps dispensa apresentações. É um dos circuitos mais icônicos do calendário. Para os pneus, é uma pista exigente, com o tipo de cargas de alta energia que faz com que dirigir seja absolutamente eletrizante. Não é fácil encontrar a configuração ideal com uma volta tão longa e muitas oportunidades de ultrapassagens. Há diversas possibilidades de estratégias. Durante as férias de verão, começamos a testar as medidas de pneus para 2017. Esperamos uma segunda metade da temporada bem movimentada, pois vamos continuar com os testes e também ir direto para nossa corrida doméstica no fim de semana seguinte ao GP da Bélgica.”
O QUE É NOVO?
A Pirelli esteve em destaque em Spa no mês passado, com as famosas 24 Horas. Foi o maior evento de todos os tempos para a empresa italiana, com um total de 65 carros montados com pneus Pirelli. Foram usados 10.724 pneus, em um total de 29.269 voltas acumuladas.
Os testes com os pneus para 2017 com carros modificados aconteceram no início do mês, com a Ferrari em Fiorano (Sebastian Vettel e Esteban Gutierrez correram com pneus de chuva) e com a Red Bull em Mugello (Sebastien Buemi correu com pneus para pista seca).
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