MotoGP – Lívio Suppo: a principal preocupação é a eletrônica

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2016 às 0:39
Livio Suppo

Livio Suppo

O chefe da equipe Repsol Honda, Lívio Suppo, está confiante que a HRC está no rumo certo em relação ao motor de 2016 e confirma “a principal preocupação é a eletrônica”.

A Honda, em busca de uma solução para o comportamento agressivo do motor do ano passado, levou uma nova revisão do motor de 2016 para as estrelas da fábrica, Marc Márquez e Dani Pedrosa, testarem em Sepang.

Entretanto como o comportamento do motor está diretamente ligado à eletrônica, a Honda está tendo mais dificuldade que as concorrentes Yamaha e Ducati para se adequar ao software unificado.

Márquez e Pedrosa registraram o quinto e décimo primeiro tempos, respectivamente 1,3s e 1,8s atrás da Yamaha de Jorge Lorenzo, e alertaram que há muito trabalho a fazer.

“O final de semana foi mais positivo que negativo”, Suppo insistiu. “Com certeza o maior problema que temos de resolver é adaptar a nova eletrônica com o nosso motor. Nestes três dias aprendemos muito. Conseguimos avanços razoáveis. Ainda há espaço para crescer e a próxima rodada de testes vai ser muito melhor. ”

A impressão repassada pelos pilotos de fábrica foi que o novo motor ainda precisa evoluir, mas Suppo está satisfeito porque foi dado um passo na direção certa. “Uma coisa positiva é que ambos os pilotos gostaram da nova evolução do motor de 2016 que trouxemos para cá. A partir do dia dois, ambos utilizaram em suas motos o motor com a evolução (EVO). Isto nos permitiu ceder a primeira versão do motor de 2016 para Cal Crutchlow e Tito Rabat testarem. Cal fez o seu melhor tempo de volta. Tito não formou uma opinião porque caiu logo no início e não pode continuar, mas é encorajador saber que todos os pilotos que testaram este motor pareceram encontrar algo de positivo. ”

Sobre lançar mais uma nova especificação antes que seus motores sejam selados na véspera da primeira prova Suppo respondeu: “Não sou um técnico, mas, enquanto pudermos trabalhar no hardware vamos tentar fazer alguma coisa. Acho que no momento a diferença para Jorge e Valentino tem muito a ver com o sistema eletrônico”.

“O problema é que hoje em dia, queira ou não, sem a eletrônica você pode desenvolver um motor mais amigável, mas você ainda tem que transferir mais de 250 cavalos de potência para a pista usando uma área de contato do pneu do tamanho de um cartão de crédito. Eu acredito que seja impossível utilizar um motor nestas condições sem o auxílio da eletrônica”.

Com a preocupação centrada no motor e eletrônica, o desenvolvimento do chassi foi efetivamente congelado, embora Márquez tenha comparado o quadro de 2014 que usou na temporada passada com o desenvolvimento de 2015.

“No momento, não”, Suppo respondeu quando foi questionado sobre alterações de chassi. “Marc utilizou o chassi padrão [2015], o mesmo que Dani e outros pilotos”.

“Como houve mudança de pneus queríamos entender se poderia haver alguma vantagem ou não. Acho que os testes vão continuar em Phillip Island, mas no momento o chassi não é um grande problema (*). A principal preocupação está relacionada com a eletrônica. ”

O segundo dos três testes oficiais de pré-temporada será realizado em Phillip Island na próxima semana.

(*) A especificação do chassi não é selada e pode ser desenvolvida durante a temporada.

AS - www.autoracing.com.br

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