Montoya tem proposta simples para melhorar a F1 “imediatamente”

quinta-feira, 9 de julho de 2015 às 10:39

Juan Pablo Montoya

Juan Pablo Montoya ofereceu uma possibilidade intrigante para melhorar as corridas da Fórmula 1, sugerindo que os sensores e dados dos pneus deveriam ser limitados, deixando os pilotos cuidarem sozinhos de suas condições em uma corrida.

O ex-piloto da McLaren e Williams, que neste ano venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela segunda vez, 15 anos após seu primeiro triunfo na prova, estava falando no primeiro dia da Conferência do Esporte da FIA, na Cidade do México.

“Se você tirar os sensores dos pneus, os sensores de temperatura e deixar apenas os de pressão, as corridas ficarão 10 por cento melhores imediatamente. Tenho certeza disso”, declarou ele.

“O piloto é preguiçoso agora. Não há sensação. Eles veem que a temperatura dos pneus ou dos freios está alta e reduzem o ritmo. Se você tirar tudo isso, a sensação volta a ser importante. Pilotando rápido demais, você vai acabar com os pneus”.

“O piloto e a equipe têm informações demais. Não há problema em ter informações nos treinos, mas os pilotos não deveriam ter acesso a elas na corrida. A sensação precisa fazer parte do jogo. Isso também significa que você começará a ver os mais talentosos aparecendo”.

A ideia de Montoya tem defensores dentro da Fórmula 1, enquanto a categoria tenta elaborar regras que devolvam o controle total do carro ao piloto, com menos influência dos engenheiros, principalmente via rádio. Esse tipo de medida deverá ser adotada em breve.

Em uma reunião recente do Grupo de Estratégia, os chefes de equipe propuseram carros pelo menos cinco segundos mais velozes a partir de 2017. No entanto, Montoya acredita que isso pode ser um erro.

“É engraçado, esses tempos de volta não são vistos há 10 anos e só se tornaram um fator no ano passado porque os carros não faziam nenhum barulho, então todos disseram ‘os carros estão lentos demais'”, afirmou ele.

“Sim, eles poderiam ser um pouco mais velozes, mas os carros não são lentos. Eles têm uma aderência um pouco menor? Sim, qualquer um pode ver. O problema é que eles não geram pressão aerodinâmica suficiente. Além disso, se você lhes der mais alguns anos com este regulamento, a potência vai aumentar; é uma evolução natural”.

“É necessário ter cuidado com o aumento da velocidade dos carros, porque as ultrapassagens também ficam mais difíceis. Você precisa encontrar uma maneira de ajudar os pilotos. Duas coisas têm de ser equilibradas: gerar pressão aerodinâmica suficiente e seguir os outros carros de perto”.

 

LS - www.autoracing.com.br

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