F1 – Previsões indicam que os carros serão até 3s mais rápidos em 2015

sexta-feira, 23 de janeiro de 2015 às 10:30

Fórmula 1

Os carros de 2015 da Fórmula 1 poderão começar a temporada até três segundos por volta mais rápidos do que no ano passado, avalia Paul Hembery, diretor de competição da Pirelli.

“Nossos dados iniciais estão sugerindo que haverá alguns grandes saltos”, declarou Hembery ao site Autosport. “As equipes tiveram a capacidade de mudar coisas durante o inverno, particularmente o motor, e nós antecipamos que, quando chegarmos a Melbourne, ou no máximo à China, veremos alguns saltos bastante significativos em relação à última temporada”.

“Sabemos que estamos sempre perseguindo um alvo móvel – e creio que estamos falando sobre dois ou três segundos por volta mais veloz do que na última temporada. É uma diferença enorme. Para os nossos pneus, isso significa que o que era uma escolha conservadora no ano passado pode ser bem agressiva nesta temporada”.

Uma melhoria de três segundos por volta deixará a nova geração de carros da Fórmula 1 no mesmo nível dos antigos monopostos impulsionados pelos V10. Devido às classificações chuvosas na Austrália, Malásia e China no ano passado, foi difícil julgar o quão mais lentos os carros de 2014 estavam.

Entretanto, no Bahrain, o primeiro evento de 2014 que teve uma classificação no seco, o tempo da pole position de Nico Rosberg no ano passado foi de 1m33.185s. Em 2013, o alemão também conquistou a pole com o tempo de 1m32.330s.

O melhor tempo da pole position na configuração atual do Bahrain foi estabelecido em 2004 por Michael Schumacher, 1m30.139s – uma meta que pode ser atingida se as previsões de Hembery estiverem corretas.

Pat Symonds, diretor técnico da Williams, certamente acredita que o progresso do desenvolvimento será rápido neste ano – apesar das equipes terem perdido pressão aerodinâmica por causa da mudança no bico.

“Os carros serão mais rápidos porque estamos sempre evoluindo”, disse ele. “Sofremos uma certa perda aerodinâmica para 2015, mas vamos superá-la. Eu não me incomodaria se eles fossem mais velozes, não me incomodaria em ver mais potência”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.