F1 – Expectativa da Pirelli para o segundo teste oficial do ano

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014 às 7:00

Pneus Pirelli

O segundo teste oficial de quatro dias do ano acontece no Bahrain, da quarta-feira a sábado desta semana: mesmo local do terceiro e último teste da pré-temporada, no fim deste mês. A temperatura ambiente de cerca de 20ºC ou mais vai fornecer um contraste marcante com o primeiro teste do ano, em Jerez, que contou com baixas temperaturas e chuva.

Todas as equipes deverão estar presentes no teste Bahrain, pois continuam a otimizar a interação entre seus carros radicalmente novos – com motores turbo de 1.6 litro e sistemas de recuperação de energia avançados – e a última geração de pneus Pirelli, que apresentam novos compostos e construções este ano.

O traçado contém uma ampla variedade de velocidades e curvas com altas demandas longitudinais, que abordam a maioria dos aspectos do comportamento de um pneu, tornando-se um local de testes ideal.

Para o diretor de automobilismo da Pirelli, Paul Hembery: “O primeiro teste do ano em Jerez foi focado no primeiro contato das equipes com um conjunto muito diferente de regulamentos técnicos, de modo que os resultados esperados eram limitados e a avaliação de pneus não era uma prioridade. Somando-se a isso, as condições de inverno na Europa – mesmo no sul da Espanha – não são representativas das condições de corrida que geralmente encontramos em todo o resto da temporada. No Bahrain, estamos esperando um clima melhor e mais carros andando, o que permitirá que nós e as equipes acumulemos mais informações e conhecimento sobre os pneus”.

Fatos do teste:
As equipes podem utilizar um total geral de 135 conjuntos de pneus para testar este ano, incluindo os testes na temporada. O total máximo para os três testes de pré-temporada é de 85 jogos de pneus: 25 conjuntos para Jerez e 30 para cada um dos dois testes no Bahrein.

As equipes poderão testar três compostos slicks no Bahrain: duro, médio e macio. Além disso, também poderão testar o composto ‘inverno’ duro, que a Pirelli criou para garantir um rápido aquecimento, mesmo em baixas temperaturas. As equipes pediram para experimentar este pneu, que fora projetado para Jerez (ESP), no Bahrain, a fim de avaliar como ele se comporta em temperaturas ambientes mais elevadas. A “versão de inverno” é reconhecível pelo fato de que não tem as marcações, enquanto que o composto duro 2014 padrão carrega marcações alaranjadas.

A Pirelli também está trazendo um jogo extra de pneus médios por equipe para o Bahrain, com a construção e composto de 2014. No entanto, estes são realmente considerados “protótipos”, como sua finalidade é testar o comportamento dos pneus sem manta térmica, que serão proibidos a partir de 2015.

Dos 30 conjuntos à disposição para cada equipe, 22 conjuntos de quatro pneus slick (duro, ‘inverno’, duro, médio e macio) são selecionados pela Pirelli em concordância com as equipes. Os restantes oito conjuntos são escolhidos pelas equipes com antecedência, de acordo com os seus planos de execução individuais.

EB - www.autoracing.com.br

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.