Formula 1 propõe dois pit-stops obrigatórios para 2014

sexta-feira, 29 de novembro de 2013 às 10:44

Pit-stop da Red Bull

Os pilotos da Fórmula 1 serão forçados a fazer dois pit-stops e terão um limite estrito de quanto tempo podem ficar na pista se as propostas para as novas regras de pneus de 2014 forem aceitas no próximo mês.

De acordo com o site Autosport, os ajustes detalhados no regulamento, que terão um impacto dramático na estratégia e no espetáculo, foram apresentados para discussão na reunião do próximo mês do Grupo de Estratégia da Fórmula 1.

Se aceitas e tiverem a concordância da Comissão da Fórmula 1 e do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA, as regras exigirão que cada piloto pare duas vezes durante a corrida a fim de trocar pneus. Além disso, os pilotos não poderão usar os pneus de especificação primária por mais de 50 por cento da distância da prova, enquanto o composto opcional não será permitido por mais de 30 por cento da distância.

Se as mudanças de regras forem aceitas, elas quase certamente reduzirão a importância da estratégia de pneus nas corridas, já que não haverá mais um incentivo para extrair uma vida mais longa dos pneus.

Livrar-se do foco nos pneus para o próximo ano é algo que a própria Pirelli está ansiosa para fazer, após uma temporada 2013 que foi dominada pela conversa a respeito de seus produtos. Além dos problemas de delaminação e dos estouros no GP da Inglaterra, a Pirelli enfrentou críticas de vários pilotos por causa da natureza dos seus pneus de alta degradação.

Paul Hembery, diretor de competição da Pirelli, disse neste mês que sua companhia simplesmente queria uma resposta clara dos chefes da categoria sobre qual tipo de produto eles querem para o futuro.

“Nós queremos uma resposta clara e definida, porque a característica (das críticas) neste ano é que as pessoas talvez tenham se esquecido do que nos pediram para fazer”, declarou ele. “Isso se perdeu em algum ponto na passagem do tempo, e essa é a coisa importante que queremos garantir que seja resolvida. Alguém precisa nos dizer o que eles querem fazer”.

Propostas visando proporcionar mais oportunidades de testes para a Pirelli também foram apresentadas para discussão na reunião do Grupo de Estratégia.

Além da idéia de as equipes dedicarem um dos seus oito dias de testes durante a temporada para testes de pneus específicos para a Pirelli, também foi sugerido que um dos dias da pré-temporada seja transformado em uma avaliação em pista molhada. Caberá à Pirelli escolher o dia, além de pagar pelo serviço de molhar a pista selecionada.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.