Bruno Sperancini e Thiago Vargas: começou o Rally Dakar
domingo, 6 de janeiro de 2013 às 9:27
Bruno Sperancini e Thiago Vargas
Sem dúvida, este primeiro dia do Rally Dakar entrou para a história do piloto Bruno Sperancini e do navegador Thiago Vargas, que estão estreando no maior rali do mundo. A dupla, que representa a Polaris do Brasil, faz parte de um grid invejável: são competidores de 53 países, distribuídos por motos (183), quadriciclos (38), carros (153) e caminhões (75) – números oficiais, divulgados neste sábado, pela ASO – organizadora do evento.
Denominado como dia “light”, esta primeira etapa alcançou a cidade de Pisco, no Peru, com 250 quilômetros e um trecho cronometrado de apenas 13 quilômetros. As primeiras dunas já apareceram avisando aos competidores que é “bom ter respeito” com os obstáculos naturais que estão por vir. O roteiro inicial ocorreu próximo ao bivouac (parque apoio).
“Agora estou relaxado… Finalmente o rali começou”, comentou Sperancini. “Os 13 quilômetros foram de dunas (e altas). Tivemos problemas com o câmbio do nosso veículo e percorremos metade do percurso em marcha reduzida. Também ficamos sem intercomunicador, estabelecendo uma comunicação por gestos. Tudo isso certamente nos fez perder um tempo importante, mas como a especial foi curta, não houve tempo para nossos concorrentes abriram vantagem; o primeiro colocado da categoria terminou com 58 segundos a nossa frente. Temos como recuperar essa diferença ao longo do rali”, avaliou o piloto. A Prominas Racing obteve o nono lugar, com 12min19. Os vencedores foram Pablo Donoso e Juan Pablo Cerda, do Chile.
Neste domingo, o certame permanece em Pisco, em uma especial de 242 quilômetros, mais 85 de deslocamentos. Agora sim, técnica e habilidade deverão ser colocadas à prova. De acordo com ASO, o terreno é arenoso, com muitas dunas. Ao mesmo tempo em que os participantes deverão aproveitar para ajustar seus equipamentos, não faltarão motivos para se divertirem em alta velocidade. “Mas cuidados para evitar o super aquecimento no motor, nunca é demais. Em solo arenoso, os pneus agarram bastante, exigindo um esforço extra dos propulsores”, destacou Vargas.
O município de Pisco está situado na costa do Peru, com praias extremamente bonitas. A paisagem será um capítulo a parte, no segundo dia de Rally Dakar.
Classificação – categoria T3 (exclusiva para os UTVs)
1ª etapa – Lima a Pisco
1º Pablo Donoso/Juan Pablo Cerda (Chile), 11h20
2º Willian Alcaraz (França), 11min27
3º Ricardo Medina (Peru), 11min31
4º José Antonio Blangino/Adriana Adriani (Argentina), 12min
5º Reinaldo Varela (Brasil), 12min
6º Francisco Lopes Balart e Sebastian Scholz (Chile/Argentina), 12min05
7º Oscar Rocha e Henry Ynga (Peru), 12min13
8º Nicolas Duclas e Sebastien Delaunay (França), 12min16
9º Bruno Sperancini e Thiago Vargas (Brasil), 12min19
10º Martha Mariño e Carlos Bustamante (Colômbia), 12min56
11º Stefan Svitko e Jan Rumpli (Eslováquia), 03h45min00
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.