Moto GP – Lorenzo vence em Misano e dispara na liderança

domingo, 16 de setembro de 2012 às 10:43
Jorge Lorenzo em 2012

Jorge Lorenzo foi o vencedor em San Marino

Jorge Lorenzo (Yamaha) venceu de ponta a ponta a etapa de San Marino da Moto GP, em Misano. A largada foi problemática e abortada devido a problemas com a Ducati da Cardion AB Racing de Karel Abraham, o que levou a novo procedimento. A corrida foi então reduzida para 27 voltas devido a mais uma volta de apresentação, mas houve ainda mais uma reviravolta, com o pole Dani Pedrosa (Honda), tendo que largar do final do grid depois de ter levado a sua moto ao pitlane para a voltar a ligá-la.

A história teve mais uma reviravolta em relação à luta pelo título, com Pedrosa sendo colocado para fora da corrida nas primeiras curvas pela ronda frontal de Héctor Barberá (Pramac), quando o espanhol tentava recuperar terreno. Na frente, Lorenzo fazia a melhor largada, seguido por Valentino Rossi com a sua Ducati e por Stefan Bradl (LCR Honda).

Pouco depois foi a vez de Abraham ir ao chão, o mesmo acontecendo com Mattia Pasini (Speed Master) e Cal Crutchlow (Yamaha Tech 3). O companheiro de equipe do britânico, Dovizioso, mantinha-se colado a Bradl, enquanto Álvaro Bautista (Honda Gresini) passava Ben Spies (Yamaha) para chegar a quinto. A 19 voltas do final, Lorenzo tinha se afastado de Rossi, que trabalhava de forma incansável para manter Bradl atrás.

A 12 voltas do final, Bautista superou Dovizioso e passou para quarto, indo à caça de Bradl, que acabou sendo apanhado duas voltas mais tarde. Atrás do espanhol, Bradl, Dovizioso e Spies estavam todos se aproximando quando faltavam sete voltas para o final, proporcionando emocionante luta pelo terceiro posto.

A três voltas do final, Aleix Espargaró (Aspar) viu-se forçado a desistir da corrida, enquanto Dovizioso e Spies passavam Bradl. Pouco depois o italiano levou a cabo luta pelo terceiro lugar com Bautista, até o final. Enquanto isso, Lorenzo vencia a corrida à frente de Rossi e com Bautista estreando no pódio depois de photo finish com Dovizioso.

A sexta vitória de Lorenzo deixa-o com 38 pontos de vantagem na liderança do campeonato, enquanto o pódio de Rossi foi o seu melhor resultado com a Ducati em pista seca. Atrás de Dovizioso terminaram Spies, Bradl e Nicky Hayden (Ducati). Jonathan Rea (Honda) esteve bem ao terminar em oitavo no GP de estreia, à frente do companheiro de equipe de Espargaró, Randy de Puniet.

Classificação da prova:

Pos. Piloto Equipe Moto Tempo/Dif.
1 Jorge LORENZO Yamaha Factory Racing Yamaha 42’49.836
2 Valentino ROSSI Ducati Team Ducati +4.398
3 Alvaro BAUTISTA San Carlo Honda Gresini Honda +6.055
4 Andrea DOVIZIOSO Monster Yamaha Tech 3 Yamaha +6.058
5 Ben SPIES Yamaha Factory Racing Yamaha +7.543
6 Stefan BRADL LCR Honda MotoGP Honda +13.272
7 Nicky HAYDEN Ducati Team Ducati +40.907
8 Jonathan REA Repsol Honda Team Honda +43.162
9 Randy DE PUNIET Power Electronics Aspar ART +1’09.627
10 Michele PIRRO San Carlo Honda Gresini FTR +1’13.605
11 Colin EDWARDS NGM Mobile Forward Racing Suter +1’16.695
12 Yonny HERNANDEZ Avintia Blusens BQR +1’19.073
13 James ELLISON Paul Bird Motorsport ART +1’19.408
14 Danilo PETRUCCI Came IodaRacing Project Ioda-Suter 1 Volta
15 David SALOM Avintia Blusens BQR 1 Volta
Abandonos
Aleix ESPARGARO Power Electronics Aspar ART 4 Voltas
Cal CRUTCHLOW Monster Yamaha Tech 3 Yamaha 23 Voltas
Mattia PASINI Speed Master ART 26 Voltas
Hector BARBERA Pramac Racing Team Ducati 0 Volta
Dani PEDROSA Repsol Honda Team Honda 0 Volta
Karel ABRAHAM Cardion AB Motoracing Ducati 0 Volta

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.