73 anos de história em números
quarta-feira, 5 de abril de 2023 às 16:15A Fórmula 1 foi criada em 1950 sob denominação “Campeonato Mundial de Pilotos”. Muitos quilômetros foram escrevendo a história da mais popular e importante categoria do automobilismo. Nada era o que é hoje. Olhando lá para trás parece que estamos até falando de outra categoria, tantas foram as revoluções e evoluções. Nos carros, nos pilotos, nas regras ou nos circuitos. Tudo mudou, foi e vai sendo mudado!
No site https://codigo-de-bonus.com/ pode-se experienciar esta e outras categorias, nos esportes a motor ou outro qualquer esporte, de uma forma mais intensa e divertida
Silverstone, no Reino Unido, ainda hoje a meca do automobilismo, recebeu essa corrida inaugural. Na época, eram 7 os Grandes Prêmios, todos na Europa.
Em 2023, a temporada inclui 22 corridas por todo o mundo, incluindo o Grande Prêmio de S. Paulo, de 3 a 5 de novembro de 2023.
A Itália – piloto, equipe e motor – dominou os primeiros anos da Fórmula 1, com Nino Farina escrevendo seu nome na história como o primeiro vencedor do Campeonato Mundial de Pilotos, ao volante de um Alfa Romeo. Um domínio transferido para a Argentina, nos anos seguintes, por conta do piloto Juan Manuel Fangio.
Se olharmos para os novos vencedores do século XXI, as bandeiras da Alemanha e do Reino Unido são as que mais vezes aparecem. isto devido ao domínio da Mercedes (alemã), mas também às vitórias consecutivas do alemão Sebastian Vettel e do britânico Lewis Hamilton. Um reinado a que o neerlandês Max Verstappen e a austríaca Red Bull puseram fim, em 2021.
Max Verstappen não só pôs fim às sucessivas vitórias de Lewis Hamilton, como impossibilitou o piloto britânico de ser aquele com mais títulos mundiais conquistados. À data, Lewis Hamilton e Michael Schumacher partilham o primeiro lugar, com sete campeonatos cada um. O pódio é preenchido com Juan Manuel Fangio, com cinco títulos de campeão e o francês Alain Prost e o alemão Sebastian Vettel a partilharem o terceiro lugar, cada um por quatro vezes campeão.
O Brasil já escreveu seu nome nesta mítica competição. Primeiro com Emerson Fittipaldi, vencedor da prova em 1972 e 1974, depois com Nelson Piquet, campeão em 1981, 1983 e 1987. O inesquecível e saudoso Ayrton Senna, campeão em 1988, 1990 e 1991, cuja morte prematura no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, pôs fim à incrível história que o jovem piloto estava vivendo e escrevendo, pelos circuitos do mundo. Pietro Fittipaldi e Sérgio Sette Câmara são algumas das jovens promessas brasileiras
73 anos de Fórmula 1, alain prost, ayrton senna, emerson fittipaldi, f1, formula 1, lewis hamilton, Michael Schumacher, nelson piquet, Sebastian Vettel, Silverstone 1950
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.