73 anos de história em números

quarta-feira, 5 de abril de 2023 às 16:15

Giuseppe Farina, Alfa Romeo – Silverstone 1950

A Fórmula 1 foi criada em 1950 sob denominação “Campeonato Mundial de Pilotos”. Muitos quilômetros foram escrevendo a história da mais popular e importante categoria do automobilismo. Nada era o que é hoje. Olhando lá para trás parece que estamos até falando de outra categoria, tantas foram as revoluções e evoluções. Nos carros, nos pilotos, nas regras ou nos circuitos. Tudo mudou, foi e vai sendo mudado!

No site  https://codigo-de-bonus.com/ pode-se experienciar esta e outras categorias, nos esportes a motor ou outro qualquer esporte, de uma forma mais intensa e divertida

Silverstone, no Reino Unido, ainda hoje a meca do automobilismo, recebeu essa corrida inaugural. Na época, eram 7 os Grandes Prêmios, todos na Europa.

Em 2023, a temporada inclui 22 corridas por todo o mundo, incluindo o Grande Prêmio de S. Paulo, de 3 a 5 de novembro de 2023.

A Itália – piloto, equipe e motor – dominou os primeiros anos da Fórmula 1, com Nino Farina escrevendo seu nome na história como o primeiro vencedor do Campeonato Mundial de Pilotos, ao volante de um Alfa Romeo. Um domínio transferido para a Argentina, nos anos seguintes, por conta do piloto Juan Manuel Fangio.

Se olharmos para os novos vencedores do século XXI, as bandeiras da Alemanha e do Reino Unido são as que mais vezes aparecem. isto devido ao domínio da Mercedes (alemã), mas também às vitórias consecutivas do alemão Sebastian Vettel e do britânico Lewis Hamilton. Um reinado a que o neerlandês Max Verstappen e a austríaca Red Bull puseram fim, em 2021.

Max Verstappen não só pôs fim às sucessivas vitórias de Lewis Hamilton, como impossibilitou o piloto britânico de ser aquele com mais títulos mundiais conquistados. À data, Lewis Hamilton e Michael Schumacher partilham o primeiro lugar, com sete campeonatos cada um. O pódio é preenchido com Juan Manuel Fangio, com cinco títulos de campeão e o francês Alain Prost e o alemão Sebastian Vettel a partilharem o terceiro lugar, cada um por quatro vezes campeão.

Emerson Fittipaldi - Nelson Piquet - Ayrton Senna

Emerson, Piquet e Senna

O Brasil já escreveu seu nome nesta mítica competição. Primeiro com Emerson Fittipaldi, vencedor da prova em 1972 e 1974, depois com Nelson Piquet, campeão em 1981, 1983 e 1987.  O inesquecível e saudoso Ayrton Senna, campeão em 1988, 1990 e 1991, cuja morte prematura no Grande Prêmio de San Marino, em Ímola, pôs fim à incrível história que o jovem piloto estava vivendo e escrevendo, pelos circuitos do mundo. Pietro Fittipaldi e Sérgio Sette Câmara são algumas das jovens promessas brasileiras

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.