24 Horas de Le Mans neste final de semana

sábado, 14 de junho de 2014 às 8:05

24 Horas de Le Mans

A Le Mans 24h tornou-se, através do tempo, o maior evento de carro esporte da história do automobilismo. Criou uma tradição onde todas as grandes marcas mundiais lutam para vencer a corrida. Criada como um desafio, a Le Mans 24h traz muita tradição, prestígio e conteúdo. A corrida acontecerá no dia 14 e terminará no dia 15 de junho. Na reta do pit da La Sarthe, na França, os 56 carros estarão prontos para largar às 15h (10h horário de Brasília). Serão transmitidas as duas primeiras e duas últimas horas do evento pela SporTV.

A etapa é a mais aguardada do campeonato. Mesmo com a duração de um dia inteiro, as últimas voltas podem ser decisivas e tudo pode acontecer. É uma prova de extrema resistência. Tanto a equipe, quanto pilotos e seus carros trabalham no limite durante toda a prova.

Emerson Fittipaldi, bicampeão brasileiro de Fórmula 1 e promotor da Le Mans 6 Horas de São Paulo, etapa brasileira da FIA-WEC, relata: “um dos motivos pelos quais nunca participei da 24 Horas de Le Mans foi o Christian Heinz, que em 1963, correndo pela Alpine-Renault, faleceu em um acidente. Ele era um dos melhores pilotos do Brasil e corria com uma equipe que tinha grandes chances de vitória. Aquilo me chocou muito”.

Na década de 60, nosso país era novo entre os participantes. A morte de Heinz foi algo que assustou a todos e marcou o início da história do Brasil na corrida. “Com o tempo, tivemos vários participantes brasileiros. Raul Boesel foi o de maior sucesso, que pela Jaguar, foi campeão mundial e ficou em segundo lugar nas 24h Le Mans no ano de 1988”, relata Emerson.

Tanto no protótipo na categoria classificação geral com o Lucas di Grassi no Audi R18 e-tron quattro, como o Fernando Rees e Bruno Senna na Aston Martin na categoria GT, o Brasil contará com os três brasileiros brigando para levar a melhor. “A Le Mans 24h é a única corrida clássica de automobilismo mundial que o Brasil ainda não venceu, porém, esse ano temos pilotos com muito potencial para levantar o troféu”, conclui Fittipaldi.

A partir das 24h de Le Mans foi instituído o novo campeonato mundial, regulamentado pela Federação Internacional de Automobilismo. Esse será o terceiro ano do campeonato e a última fase acontecerá no Brasil, nos dias 28, 29 e 30 de novembro, em Interlagos. Com muito entretenimento, atrações e preços acessíveis, todos os visitantes têm o direito à visita aos boxes, podendo chegar perto dos pilotos e carros. “Queremos atrair pessoas que nunca assistiram a um evento automobilístico de perto, ainda mais um deste porte e internacional. O Brasil será o encerramento do mundial de endurance e pode ser que a última etapa em Interlagos seja a decisão do campeonato”, diz Fittipaldi.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.