24 Horas de Le Mans – Audi traz tecnologia quattro de volta para a pista de corrida

quinta-feira, 14 de junho de 2012 às 19:49

LeMans12-Audi02O automobilismo de competição é usado novamente pela AUDI AG para marcar o pioneirismo de uma nova tecnologia. O carro da marca dos quatro anéis correrá nos próximos dias 16 e 17 de junho, na 80ª edição da mais tradicional corrida de longa duração do mundo – 24 Horas de Le Mans, na França – e é o primeiro LMP1 a combinar um altamente eficiente TDI com um sistema híbrido. A tração quattro retorna às pistas de corrida com o protótipo, numa forma inteiramente diferente.

O novo modelo que correrá em Le Mans é o Audi R18 e-tron quattro. Pela primeira vez na história, a Audi uniu duas tecnologias em uma fascinante forma de criar um novo tipo de propulsão, que também já está sendo testada para uso futuro em carros de produção: e-tron quattro.

Por trás dessa nova tecnologia está a próxima geração de tração nas quatro rodas, com a qual a Audi combina as vantagens da comprovada unidade quattro com o potencial da eletromobilidade. Para este fim, um eixo do veículo é alimentado convencionalmente e o segundo, por motores elétricos.

“A Audi sempre escolhe campeonatos e categorias em corridas que tenham uma estreita relação com o produto e, portanto, tenham relevância técnica para seus clientes”, explica o chefe da Audi Motorsport Dr. Wolfgang Ullrich. “Quattro, TFSI e TDI são três excelentes exemplos de como o automobilismo estimulou o desenvolvimento da produção. Uma tendência semelhante transparece com o e-tron quattro: testamos uma tecnologia completamente nova na pista antes de a introduzirmos na linha de produção da Audi”.

No Audi R18 e-tron quattro a energia cinética é recuperada do eixo dianteiro durante a fase de frenagem. Ela é enviada como corrente elétrica a um volante acumulador antes de ser recuperada novamente acima de uma velocidade de 120 km/h. Durante esse procedimento, apenas o eixo dianteiro está integrado ao motor elétrico. O motor V6 TDI de 510 cv continua a transmitir a sua força para as rodas traseiras. Ambos os sistemas se complementam para criar o novo princípio de propulsão e-tron quattro.

O início do projeto em fevereiro de 2010

O projeto e-tron quattro para o automobilismo teve início em fevereiro de 2010 e em apenas 18 meses partiu das ideias conceituais para o primeiro teste. “Este é um ciclo relativamente curto para uma tecnologia que nunca foi testada em competição e que ainda nem existe em produção”, salienta Dr. Martin Mühlmeier, diretor de Tecnologia da Audi Sport. “O desafio correspondente é enorme”, completa.

A Audi Sport desenvolveu o Audi R18 ultra em paralelo ao R18 Audi e-tron quattro, uma vez que a Audi tem uma abordagem em duas frentes este ano, nas 24 Horas de Le Mans e no recém-criado Campeonato Mundial de Endurance (WEC) da FIA – o ano-modelo 2012 do Audi R18 é construído com e sem propulsão híbrida. O segredo está na base de ambos serem completamente idênticos, razão pela qual o esforço logístico adicional é mantido limitado para a Audi Sport e para equipe de competição

“O motor TDI criado pela Audi ainda é a mais eficiente propulsão do mundo”, diz Dr. Wolfgang Ullrich. “Estamos convictos de que o TDI tem ainda mais potencial. É por isso que a Audi não apoia apenas o híbrido no automobilismo, como o faz também para produção, embora mantenha suporte à continuação do desenvolvimento da propulsão convencional”.

Le Mans 2012: dois R18 e-tron quattro e dois R18 ultra

A Equipe Joest Audi Sport participará da 80ª edição das 24 Horas de Le Mans, em 16 e 17 de junho, com dois R18 e-tron quattro e dois R18 ultra. Os dois carros híbridos serão dirigidos pelo trio vencedor do ano passado, Marcel Fässler (Suíça), André Lotterer (Alemanha) e Benoît Tréluyer (França), bem como por Dindo Capello (Itália), Tom Kristensen (Dinamarca) e Allan McNish (Grã-Bretanha) – que possuem, entre eles, um total de 13 vitórias em Le Mans. O novo contratado Loïc Duval (França) começará, juntamente com Timo Bernhard (Alemanha) e Romain Dumas (França), em um R18 ultra; assim como Marco Bonanomi (Itália), Oliver Jarvis (Grã-Bretanha) e Mike Rockenfeller (Alemanha).

A corrida será transmitida ao vivo pelo site www.audi.com.br

EB – www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.