24 Horas de Le Mans 2023: Ferrari vence a Toyota em seu retorno
domingo, 16 de junho de 2024 às 8:00A Ferrari conquistou a vitória na edição do centenário das 24 Horas de Le Mans, 58 anos depois de sua máquina ter triunfado pela última vez na mais prestigiada corrida de endurance do automobilismo.
O #51 499P de James Calado, Antonio Giovinazzi e Alessandro Pier Guidi levou a melhor numa corrida tipicamente caótica e apaixonante, em que todos os seus principais rivais – Toyota, Cadillac, Porsche e Peugeot – lideraram nas 12 horas iniciais, marcadas por períodos de Safety Car e chuva.
Um a um, vários competidores da classe principal dos Hypercars vacilaram: o Toyota # 7 foi forçado a sair com Kamui Kobayashi ao volante, eliminado pelo # 35 Alpine LMP2 e a # 66 Ferrari GTE Am enquanto desacelerava para uma zona lenta no início do noite.
O 9X8 pouco sofisticado e fora de ritmo da Peugeot foi um concorrente surpresa até o meio da corrida, quando Gustavo Menezes saiu em uma das as chicanes da curva Mulsanne. E o Porsche 963 nº 6 saiu no início da manhã, precisando de extensos reparos na garagem após uma falha nas Curvas Porsche.
E com os Cadillacs nº 2 e nº 3 à espreita em terceiro e quarto lugares, isso deixou a Ferrari nº 51 para lutar contra o Toyota nº 8 de Sebastien Buemi, Brendon Hartley e Roy Hirakawa, e com um pit stop dolorosamente lento para a Ferrari faltando cerca de seis horas, os dois carros estavam separados por apenas alguns segundos.
No entanto, o momento decisivo veio a 90 minutos do fim, quando Hirakawa perdeu a traseira e atingiu a barreira na curva Arnage. Um pit stop para consertar o dano custou minutos preciosos à equipe e deu à Ferrari um espaço para respirar (e, como se viu, crucial), uma vez que mais uma vez definhou durante seu pit stop final, precisando de uma reinicialização do sistema a 20 minutos do final.
Na classe LMP2, houve sucesso polonês. A equipe Inter Europol Competition rodou por muitas horas na ponta, mas ainda assim viu a vitória comprometida na reta final. De fato, o contato por rádio com Fabio Scherer não era mais possível. O piloto suíço, no entanto, chegou a tempo para abastecer e assim conseguiu manter a liderança.
No entanto, o controle da corrida informou à equipe que eles estavam sob investigação, entre outras coisas porque as informações podem ter sido compartilhadas com Scherer por meio de placas no lugar errado (informando-o para entrar nos pits). No final, nenhuma punição se seguiu.
Além de Scherer, Jakub Śmiechowski e Albert Costa pilotaram o carro. Eles terminaram uma posição à frente de Robert Kubica (que novamente perdeu a vitória em Le Mans), Rui Andrade e Louis Deletraz do Team WRT.
O último lugar do pódio também parecia ir para os belgas. O carro número 30 da Duqueine Team terminou em P3 com os pilotos Rene Binder (Áustria), Neel Jani (Suíça) e Nico Pino (Chile). Eles terminaram no pódio pela primeira vez em Le Mans.
O único Corvette da classe GT, com Nicky Catsburg, Ben Keating e Nicholas Varrone ao volante, era o grande favorito de antemão. No início da corrida, o Corvette teve grandes problemas, fazendo com que a equipe caísse para trás.
Mas como nenhum outro, Catsburg e companhia conseguiram abrir caminho para a frente, dirigindo para a vitória de maneira controlada nas horas finais. Nesta classe, a ORT by TF terminou em segundo lugar, e o último lugar no pódio foi para GR Racing. A equipe com três pilotos femininas, Iron Dames, também fez uma ótima corrida, mas acabou perdendo o pódio.
Classificação Hypercars:
Pos. | Geral | No. | Equipe | Pilotos |
---|---|---|---|---|
1 | 1 | 51 | Ferrari AF Corse | Pier Guidi/Calado/Giovinazzi |
2 | 2 | 8 | Toyota Gazoo Racing | Buemi/Hartley/Hirakawa |
3 | 3 | 2 | Cadillac Racing | Bamber/Lynn/Westbrook |
4 | 4 | 3 | Cadillac Racing | Bourdais/Van Der Zande/Dixon |
5 | 5 | 50 | Ferrari AF Corse | Fuoco/Molina/Nielsen |
6 | 6 | 708 | Glickenhaus Racing | Dumas/Pla/Briscoe |
7 | 7 | 709 | Glickenhaus Racing | Mailleux/Berthon/Gutierrez |
8 | 8 | 93 | Peugeot Totalenergies | di Resta/Jensen/Vergne |
9 | 9 | 5 | Porsche Penske Motorsport | Cameron/Christensen/Makowiecki |
10 | 17 | 311 | Action Express Racing | Derani/Sims/Aitken |
11 | 22 | 6 | Porsche Penske Motorsport | Estre/Lotterer/Vanthoor L |
12 | 26 | 94 | Peugeot Totalenergies | Duval/Menezes/Mueller |
13 | 40 | 38 | Hertz Team JOTA | Da Costa/Stevens/Ye |
– | 4 | Floyd Vanwall Racing Team | Dillmann/Guerrieri/Vautier | |
– | 7 | Toyota Gazoo Racing | Conway/Kobayashi/Lopez | |
– | 75 | Porsche Penske Motorsport | Nasr/Jaminet/Tandy |
Classificação LMP2:
Pos. | Geral | No. | Equipe | Pilotos |
---|---|---|---|---|
1 | 10 | 34 | Inter Europol Competition | Smiechowski/Costa/Scherer |
2 | 11 | 41 | Team WRT | Andrade/Deletraz/Kubica |
4 | 12 | 30 | Duqueine Team | Jani/Binder/Pino |
5 | 13 | 36 | Alpine Elf Team | Vaxiviere/Milesi/Canal |
3 | 14 | 31 | Team WRT | Gelael/Habsburg/Frijns |
6 | 15 | 48 | IDEC Sport | Lafargue/Chatin/Horr |
7 | 16 | 10 | Vector Sport | Cullen/Aubry/Kaiser |
8 | 18 | 23 | United Autosports | Pierson/Blomqvist/Jarvis |
9 | 19 | 35 | Alpine Elf Team | Negrão/Caldwell/Rojas |
10 | 20 | 45 | Algarve Pro Racing [Pro/Am] | Kurtz/Allen/Braun |
11 | 21 | 22 | United Autosports | Hanson/Alberquerque/Lubin |
12 | 23 | 37 | Cool Racing [Pro/Am] | Lapierre/Coigny/Jakobsen |
13 | 24 | 28 | JOTA | Heinemeier Hansson/Rasmussen/Fittipaldi |
14 | 25 | 65 | Panis Racing | Maldonado/van der Helm/van Uitert |
15 | 32 | 43 | DKR Engineering[Pro/Am] | Van Rompuy/de Wilde/Martin |
16 | 34 | 9 | Prema Racing | Viscaal/Correa/Ugran |
17 | 37 | 39 | Graff Racing [Pro/Am] | Lacorte/van der Garde/Pilet |
– | 80 | AF Corse [Pro/Am] | Perrodo/Barnicoat/Nato | |
– | 47 | Cool Racing | De Gerus/Lomlo/Pagenaud | |
– | 32 | Inter Europol Competition [Pro/Am] | Kvamme/Magnussen/Fjordbach | |
– | 63 | Prema Racing | Pin/Kvyat/Bortolotti | |
– | 923 | Racing Team Turkey [Pro/Am] | Yoluc/Gamble/Vanthoor D | |
– | 13 | Tower Motorsports [Pro/Am] | lThomas/Taylor/Rast | |
– | 14 | Nielsen Racing [Pro/Am] | Sales/Beche/Hanley |
Classificação LMGTE:
Pos. | Geral | No. | Equipe | Pilotos |
---|---|---|---|---|
1 | 27 | 33 | Corvette Racing | Catsburg/Keating/Varrone |
2 | 28 | 25 | ORT by TF | Al Harthy/Dinan/Eastwood |
3 | 29 | 86 | GR Racing | Wainwright/Barker/Pera |
4 | 30 | 85 | Iron Dames | Bovy/Gatting/Frey |
5 | 31 | 54 | AF Corse | Flohr/Castellacci/Rigon |
6 | 33 | 98 | Northwest AMR | James/Mancinelli/Riberas |
7 | 35 | 56 | Project 1 – AO | Hyett/Jeannette/Cairolo |
8 | 36 | 100 | Walkenhorst Motorsport | Hull/Haryanto/Segal |
9 | 38 | 74 | Kessel Racing | Cozzolino/Tsujiko/Yokomizo |
– | 57 | Kessel Racing | Kimura/Huffaker/Serra | |
– | 911 | Proton Competition | Fassbender/Rump/Lietz | |
– | 88 | Proton Competition | Tincknell/Yount/Ried J | |
– | 777 | D’Station Racing | Hoshino/Stevenson/Fujii | |
– | 77 | Dempsey-Proton Racing | Ried C/Pedersen/Andlauer | |
– | 66 | JMW Motorsport | Neubauer/Prette/Petrobelli | |
– | 72 | TF Sport | Robin A/Robin M/Hasse-Clot | |
– | 83 | Richard Mille AF Corse | Companc/Rovera/Wadoux | |
– | 16 | Proton Competition | Hardwick/Robichon/Heylen | |
– | 60 | Iron Lynx | Schiavoni/Cressoni/Picariello | |
– | 55 | GMB Motorsport | Dahlmann Birch/Sorensen/Reno Moller | |
– | 21 | AF Corse | Mann/Piguet/de Pauw |
Demonstração de nova tecnologia:
Geral | No. | Equipe | Pilotos |
---|---|---|---|
39 | 24 | Hendrick Motorsports | Johnson/Rockenfeller/Button |
24 horas, ferrari, le mans, toyota
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.