24 Horas de Le Mans 2021: Toyota de Kobayashi, Conway e Lopez ganha pela primeira vez
sábado, 11 de junho de 2022 às 8:25A Toyota ganhou a sua quarta edição consecutiva das 24 Horas de Le Mans, com Kamui Kobayashi, Mike Conway e Jose Maria Lopez vencendo a famosa corrida pela primeira vez.
A Toyota nº 7, que partiu da pole position, liderou do início ao fim, exceto algumas voltas durante algumas das primeiras fases de pit stop. Foi uma performance absolutamente dominante e a vitória nunca pareceu duvidosa, embora o azar tenha atingido o carro nos últimos anos em Le Mans.
Qualquer chance de luta entre os dois carros da Toyota chegou ao fim na manhã de domingo, quando o nº 8, guiado por Kazuki Nakajima, Sebastien Buemi e Brendon Hartley, herdou um problema de depósito de combustível, que os forçou a ir aos boxes com mais frequência do que o normal, perdendo assim tempo significativo para terminar duas voltas atrás.
A maior parte do drama da classe Hypercarro veio na volta inicial em condições de chuva, quando Olivier Pla no Glickenhaus nº 708 atingiu Buemi na primeira chicane. Buemi também parou na reta Mulsanne para reiniciar o seu carro e saiu da pista na curva Arnage, tudo nos primeiros quatro minutos da corrida.
Pelo menos uma dúzia de carros estiveram envolvidos em incidentes ao longo do circuito de 13,6 km na primeira volta, numa das largadas mais dramáticas da história de Le Mans.
O Alpine nº 36 de André Negrao, Matthieu Vaxiviere e Nicolas Lapierre completou o pódio à frente dos dois carros da Glickenhaus. Foi a primeira vez que uma equipe francesa esteve no pódio geral de Le Mans desde 2011. A equipe de Pipo Derani terminou em quarto.
Um drama enorme na LMP2
Houve um drama massivo na LMP2, quando o carro nº 41 pilotado por Louis Deletraz, Robert Kubica e Ye Yifei parou na última volta da corrida na chicane Dunlop. Isso deu a vitória na classe ao Team WRT Oreca-Gibson, do carro nº 31 de Robin Frijns, Ferdinand Habsburg e Charles Milesi.
Frijns segurou a vitória por espantosos sete décimos de segundo à frente de Tom Blomqvist no JOTA Oreca nº 28, que perseguiu o holandês nas últimas horas da corrida, recuperando-se de penalidades anteriores.
Ferrari triunfa sobre a Corvette na GTE
A GTE Pro viu a Ferrari vencer a Chevrolet numa batalha intensa entre as duas marcas. A Ferrari nº 51 de James Calado, Alessandro Pier Guidi e Come Ledogar aumentou lentamente a sua liderança durante o último quarto da prova sobre Nicky Catsburg, Antonio Garcia e Jordan Taylor no Chevrolet Corvette nº 63.
A categoria tornou-se uma “corrida de dois cavalos” durante a noite, quando a Ferrari nº 52 sofreu uma falha na suspensão e também teve um furo de pneu quando Sam Bird estava ao volante pela manhã.
Kevin Estre na Porsche 911 RSR-19 nº 92 chegou em terceiro, uma volta atrás dos líderes, com o seu carro irmão nº 91 em quarto lugar, apesar de danificar substancialmente a traseira do carro com 65 minutos para o fim.
Na GTE Am, a AF Corse Ferrari nº 83 de Nicklas Nielsen, François Perrodo e Alessio Rover dominou a classe para vencer a TF Sport Aston Martin nº 33, de Felipe Fraga, após uma batalha estratégica durante toda a noite. A Ferrari nº 80 completou o pódio.
Classificação da prova:
Pos | Nº | Pilotos | Carro | Classe | Voltas | Dif. | ||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | 7 | Mike Conway Kamui Kobayashi Jose Maria Lopez |
Toyota GR010 – Hybrid | HYPERCAR | 371 | |||
2 | 8 | Sébastien Buemi Kazuki Nakajima Brendon Hartley |
Toyota GR010 – Hybrid | HYPERCAR | 369 | 2 laps | ||
3 | 36 | Andre Negrao Nicolas Lapierre Matthieu Vaxiviere |
Alpine A480 | HYPERCAR | 367 | 4 laps | ||
4 | 708 | Pipo Derani Franck Mailleux Olivier Pla |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 367 | 2’34.103 | ||
5 | 709 | Ryan Briscoe Richard Westbrook Romain Dumas |
Glickenhaus 007 LMH | HYPERCAR | 364 | 6.095 | ||
6 | 31 | Robin Frijns Ferdinand Habsburg Charles Milesi |
Oreca 07 | LMP2 | 363 | 31.721 | ||
7 | 28 | Sean Gelael Stoffel Vandoorne Tom Blomqvist |
Oreca 07 | LMP2 | 363 | 0.727 | ||
8 | 65 | Julien Canal Will Stevens James Allen |
Oreca 07 | LMP2 | 362 | 9 laps | ||
9 | 23 | Paul di Resta Alex Lynn Wayne Boyd |
Oreca 07 | LMP2 | 361 | 10 laps | ||
10 | 34 | Jakub Smiechowski Renger van der Zande Alex Brundle |
Oreca 07 | LMP2 | 360 | 11 laps | ||
11 | 48 | Paul Lafargue Paul-Loup Chatin Patrick Pilet |
Oreca 07 | LMP2 | 359 | 12 laps | ||
12 | 26 | Roman Rusinov Franco Colapinto Nyck de Vries |
Aurus 01 | LMP2 | 358 | 13 laps | ||
13 | 38 | Roberto Gonzalez Antonio Felix da Costa Anthony Davidson |
Oreca 07 | LMP2 | 358 | 47.211 | ||
14 | 30 | Rene Binder Memo Rojas Tristan Gommendy |
Oreca 07 | LMP2 | 357 | 14 laps | ||
15 | 21 | Henrik Hedman Ben Hanley Juan Pablo Montoya |
Oreca 07 | LMP2 | 356 | 15 laps | ||
16 | 29 | Frits van Eerd Giedo van der Garde Job Van Uitert |
Oreca 07 | LMP2 | 356 | 29.252 | ||
17 | 70 | Esteban Garcia Loic Duval Norman Nato |
Oreca 07 | LMP2 | 356 | 2’19.918 | ||
18 | 20 | Dennis Andersen Ricky Taylor Marco Sorensen |
Oreca 07 | LMP2 | 353 | 18 laps | ||
19 | 39 | Vincent Capillaire Arnold Robin Maxime Robin |
Oreca 07 | LMP2 | 352 | 19 laps | ||
20 | 51 | Alessandro Pier Guidi James Calado Côme Ledogar |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 345 | 26 laps | ||
21 | 63 | Antonio Garcia Jordan Taylor Nick Catsburg |
Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 345 | 41.686 | ||
22 | 92 | Kevin Estre Neel Jani Michael Christensen |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 344 | 27 laps | ||
23 | 91 | Gianmaria Bruni Richard Lietz Frédéric Makowiecki |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 343 | 28 laps | ||
24 | 44 | Miro Konopka Oliver Webb Matej Konopka |
Oreca 07 | LMP2 | 342 | 29 laps | ||
25 | 83 | François Perrodo Nicklas Nielsen Alessio Rovera |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 340 | 31 laps | ||
26 | 33 | Ben Keating Dylan Pereira Felipe Fraga |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 339 | 32 laps | ||
27 | 80 | Matteo Cressoni Rino Mastronardi Callum Ilott |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 338 | 33 laps | ||
28 | 74 | James Winslow John Corbett Tom Cloet |
Ligier JSP 217 | LMP2 | 338 | 2’07.162 | ||
29 | 49 | Anders Fjordbach Jan Magnussen Kevin Magnussen |
Oreca 07 | LMP2 | 336 | 35 laps | ||
30 | 60 | Claudio Schiavoni Paolo Ruberti Raffaele Giammaria |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 335 | 36 laps | ||
31 | 77 | Christian Ried Jaxon Evans Matt Campbell |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 335 | 33.045 | ||
32 | 84 | Takuma Aoki Nigel Bailly Matthieu Lahaye |
Oreca 07 | INNOVATIVE CAR | 334 | 37 laps | ||
33 | 777 | Satoshi Hoshino Tomonobu Fujii Andrew Watson |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 333 | 38 laps | ||
34 | 18 | Andrew Haryanto Alessio Picariello Marco Seefried |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 332 | 39 laps | ||
35 | 95 | John Hartshorne Ollie Hancock Ross Gunn |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 332 | 26.571 | ||
36 | 85 | Rahel Frey Sarah Bovy Michelle Gatting |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 332 | 2’19.723 | ||
37 | 52 | Daniel Serra Miguel Molina Sam Bird |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE PRO | 331 | 40 laps | ||
38 | 69 | Robert Renauer Ralf Bohn Rolf Ineichen |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 330 | 41 laps | ||
39 | 54 | Thomas Flohr Giancarlo Fisichella Francesco Castellacci |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 329 | 42 laps | ||
40 | 22 | Philip Hanson Fabio Scherer Filipe Albuquerque |
Oreca 07 | LMP2 | 328 | 43 laps | ||
41 | 71 | Brendan Iribe Ollie Millroy Ben Barnicoat |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 327 | 44 laps | ||
42 | 88 | Julien Andlauer Dominique Bastien Lance David Arnold |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 327 | 1’05.840 | ||
43 | 86 | Michael Wainwright Benjamin Barker Tom Gamble |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 322 | 49 laps | ||
44 | 64 | Tommy Milner Nick Tandy Alexander Sims |
Chevrolet Corvette C8.R | LMGTE PRO | 313 | 58 laps | ||
45 | 41 | Robert Kubica Louis Deletraz Ye Yifei |
Oreca 07 | LMP2 | 362 | 3’33.661 | ||
46 | 82 | Ryan Cullen Oliver Jarvis Felipe Nasr |
Oreca 07 | LMP2 | 275 | 95 laps | ||
47 | 388 | Pierre Ehret Christian Hook Jeroen Bleekemolen |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 271 | 99 laps | ||
48 | 24 | Patrick Kelly Gabriel Aubry Simon Trummer |
Oreca 07 | LMP2 | 261 | 109 laps | ||
49 | 72 | Dries Vanthoor Alvaro Parente Maxime Martin |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 227 | 143 laps | ||
50 | 79 | Cooper MacNeil Earl Bamber Laurens Vanthoor |
Porsche 911 RSR | LMGTE PRO | 139 | 231 laps | ||
51 | 46 | Dennis Olsen Anders Buchardt Robby Foley |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 138 | 232 laps | ||
52 | 57 | Takeshi Kimura Scott Andrews Mikkel Jensen |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 128 | 242 laps | ||
53 | 66 | Thomas Neubauer Rodrigo Sales Jody Fannin |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 117 | 253 laps | ||
54 | 55 | Duncan Cameron David Perel Matthew Griffin |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 109 | 261 laps | ||
55 | 25 | John Falb Roberto Merhi Rui Andrade |
Aurus 01 | LMP2 | 108 | 262 laps | ||
56 | 47 | Roberto Lacorte Giorgio Sernagiotto Antonio Fuoco |
Ferrari 488 GTE EVO | LMGTE AM | 90 | 280 laps | ||
57 | 56 | Egidio Perfetti Matteo Cairoli Riccardo Pera |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 84 | 286 laps | ||
58 | 32 | Nico Jamin Jonathan Aberdein Manuel Maldonado |
Oreca 07 | LMP2 | 75 | 295 laps | ||
59 | 1 | Tatiana Calderon Sophia Flörsch Beitske Visser |
Oreca 07 | LMP2 | 74 | 296 laps | ||
60 | 99 | Harry Tincknell Vutthikorn Inthrapuvasak Florian Latorre |
Porsche 911 RSR | LMGTE AM | 66 | 304 laps | ||
61 | 98 | Paul Dalla Lana Nicki Thiim Marcos Gomes |
Aston Martin Vantage AMR | LMGTE AM | 45 | 325 laps |
24 horas, le mans, toyota
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.