24 Horas de Le Mans 2016 – Porsche toma vitória da Toyota

sábado, 17 de junho de 2017 às 9:19
Porsche nº 2

Porsche nº 2

A Porsche conquistou sua segunda vitória seguida nas 24 Horas de Le Mans, que teve neste final de semana sua 84ª edição. O trio vencedor foi formado por Neel Jani, Romain Dumas e Marc Lieb, no carro nº 2.

A parada foi decidida no apagar das luzes. A Toyota de Anthony Davidson, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi estava na liderança por 1m24s nos últimos 10 minutos. No entanto, restando menos de cinco, ficou lenta pela pista, chegando a parar na reta principal. A equipe foi desclassificada pela última volta ter sido muito lenta.

O carro nº 6 da Toyota, que liderou boa parte da corrida, perdeu tempo nos boxes mais no final para reparar o assoalho, e acabaria em terceiro, mas foi promovido a segundo. O carro nº 1 da Porsche liderou nas horas iniciais, mas perdeu duas horas e meia nos boxes com superaquecimento: foi 14º no geral.

A Audi sempre esteve bem distante da briga pela vitória, ficando com a terceira e a quarta posição no final. A melhor delas foi a de nº 8, com Lucas di Grassi a bordo. A equipe Rebellion de Nelsinho Piquet ficou em 30º no geral, sendo a melhor entre as independentes.

A CORRIDA

A corrida teve início com o Safety Car, devido à chuva. A Toyota nº 6 assumiu a liderança logo na segunda volta, mas se atrasou na troca dos pneus de chuva para os slicks na segunda hora. A essa altura, a Audi nº 7 perdeu bastante tempo devido a uma troca de turbo.

A Porsche nº 1, então, foi para a frente, em uma briga acirrada entre as três principais montadoras. Após abrirem certa vantagem na quarta hora, na quinta estratégias diferentes aproximaram as duas Porsches e a Toyota nº 6.

Os japoneses reassumiram a liderança na sexta hora, momento em que a Audi nº 8 já estava uma volta atrasada. Na oitava, as Porsches inverteram de posição, enquanto a Audi perdeu uma segunda volta após uma visita à garagem para reparo.

Mudança maior ocorreu na nona hora. Enquanto a Porsche nº 2 assumia a ponta, a nº 1 enfrentava problemas de superaquecimento e perdia 38 voltas nos pits. Na décima, a Toyota nº 6 voltou para a frente.

A disputa era particular entre os dois carros: na 11ª hora, a Toyota nº 5 já estava uma volta atrasada. Isso começou a mudar na 14ª hora, quando o segundo bólido japonês assumiu a segunda posição: a essa altura, a diferença entre os três era inferior a 40s. A Audi nº 8 estava duas voltas atrás e a nº 7 a 12.

A Porsche remanescente reassumiu a liderança na 15ª hora, fato que durou pouco tempo. Os japoneses voltaram à frente com seus dois carros na 16ª hora. Na 18ª, os alemães já estavam quase 50s atrás do líder, a essa altura o nº 5.

A briga se intensificou na 20ª hora. A Porsche nº 2 se intrometeu entre as Toyotas e estava apenas 7s atrás da primeira colocada, com a terceira a 20s do líder. Na 21ª, a Toyota nº 5 abriu vantagem e já estava mais de 1min na frente. Enquanto isso, a Audi nº 8 perdia 39 minutos nos boxes devido a um problema de freio.

A diferença diminuiu na 22ª hora, 30s, enquanto a Toyota nº 6 perdia quatro voltas nos boxes para reparar o chassis que havia sido danificado em uma rodada de Kamui Kobayashi. E parecia que terminaria dessa forma, até tudo mudar restando menos de cinco minutos para o final.

DEMAIS CLASSES

Na classe LMP2, a vitória foi da equipe Signatech Alpine, do trio Nicolas Lapierre, Stephane Richelmi e Gustavo Menezes, com a G-Drive ORECA em segundo. O melhor brasileiro na categoria foi Oswaldo Negri Jr., em nono (15º no geral). Bruno Senna foi décimo e Pipo Derani ficou 87 voltas atrasado após problemas.

Na GTE Pro, a Ford conquistou um vitorioso retorno a Le Mans. O trio Joey Hand, Dirk Muller e Sebastien Bourdais controlou bem sua vantagem nas horas finais e chegou bem à frente da Ferrari de Fisichella, Vilander, Malucelli. O brasileiro Fernando Rees ficou em sexto com sua equipe.

Por último, na GTE Am, a Scuderia Corsa Ferrari nº 62 venceu duelo com o Abu Dhabi-Proton Porsche nº 88. O trio vencedor foi formado por Bill Sweedler, Townsend Bell e Jeff Segal.

Classificação geral:

Pos Classe Pilotos Equipe Carro
1 LMP1 R.Dumas, N.Jani, M.Lieb Porsche Team Porsche
2 LMP1 S.Sarrazin, M.Conway, K.Kobayashi Toyota Gazoo Racing Toyota
3 LMP1 L.di Grassi, L.Duval, O.Jarvis Audi Sport Team Joest Audi
4 LMP1 M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer Audi Sport Team Joest Audi
5 LMP2 G.Menezes, N.Lapierre, S.Richelmi Signatech Alpine Alpine/Nissan
6 LMP2 R.Rusinov, W.Stevens, R.Rast G-Drive Racing ORECA/Nissan
7 LMP2 V.Petrov, V.Shaytar, K.Ladygin SMP Racing BR Engineering/Nissan
8 LMP2 N.Leventis, D.Watts, J.Kane Strakka Racing Gibson/Nissan
9 LMP2 P.Jun Jin, T.Gommendy, N.de Bruijn Eurasia Motorsport ORECA/Nissan
10 LMP2 M.Rojas, J.Canal, N.Berthon Greaves Motorsport Ligier/Nissan
11 LMP2 N.Minassian, M.Mediani, M.Aleshin SMP Racing BR Engineering/Nissan
12 LMP2 F.Barthez, P-L.Chatin, T.Buret Panis Barthez Competition Ligier/Nissan
13 LMP1 T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley Porsche Team Porsche
14 LMP2 J.Pew, O.Negri, L.Vanthoor Michael Shank Racing Ligier/HPD
15 LMP2 R.Gonzalez, B.Senna, F.Albuquerque RGR Sport by Morand Ligier/Nissan
16 LMP2 S.Sharp, E.Brown, J.van Overbeek Extreme Speed Motorsports Ligier/Nissan
17 LMP2 M.Munemann, C.Hoy, A.Pizzitola Algarve Pro Racing Ligier/Nissan
18 GTE Pro J.Hand, D.Muller, S.Bourdais Ford Chip Ganassi Team USA Ford
19 GTE Pro G.Fisichella, T.Vilander, M.Malucelli Risi Competizione Ferrari
20 GTE Pro R.Briscoe, R.Westbrook, S.Dixon Ford Chip Ganassi Team USA Ford
21 GTE Pro O.Pla, S.Mucke, B.Johnson Ford Chip Ganassi Team UK Ford
22 LMP2 T.Krohn, N.Jonsson, J.Barbosa Krohn Racing Ligier/Nissan
23 GTE Am N.Thiim, M.Sorensen, D.Turner Aston Martin Racing Aston Martin
24 GTE Am R.Stanaway, F.Rees, J.Adam Aston Martin Racing Aston Martin
25 GTE Pro J.Magnussen, A.Garcia, R.Taylor Corvette Racing Chevrolet
26 GTE Am B.Sweedler, T.Bell, J.Segal Scuderia Corsa Ferrari
27 GTE Am F.Perrodo, E.Collard, R.Aguas AF Corse Ferrari
28 GTE Am K.Al Qubaisi, D.Hansson, P.Long Abu Dhabi-Proton Racing Porsche
29 LMP1 N.Prost, N.Heidfeld, N.Piquet Jr. Rebellion Racing Rebellion/AER
30 GTE Am W.Sun Mok, K.Sawa, R.Bell Clearwater Racing Ferrari
31 GTE Pro R.Lietz, M.Christensen, P.Eng Dempsey Racing – Proton Porsche
32 LMP2 V.Capillaire, E.Maris, J.Coleman So24 ! By Lombard Racing Ligier/Judd
33 GTE Am M.Wainwright, A.Carroll, B.Barker Gulf Racing UK Porsche
34 LMP2 B.Keating, J.Bleekemolen, M.Goossens Murphy Prototypes ORECA/Nissan
35 GTE Am J.Laursen, M.Mac, C.Nielsen Formula Racing Ferrari
36 GTE Am A.Howard, L.Griffin, G.Hirsch Aston Martin Racing Aston Martin
37 GTE Am Y.Yamagishi, P.Ragues, J-P.Belloc Larbre Competition Chevrolet
38 Innov F.Sausset, C.Tinseau, J-B.Bouvet SRT41 By Oak Racing Morgan/Nissan
39 GTE Am J.O’Connell, O.Bryant, M.Patterson Team AAI Chevrolet
40 GTE Pro M.Franchitti, A.Priaulx, H.Tincknell Ford Chip Ganassi Team UK Ford
41 GTE Pro C.Ried, W.Henzler, J.Camathias KCMG Porsche
42 LMP2 R.Dalziel, L.Derani, C.Cumming Extreme Speed Motorsports Ligier/Nissan
43 LMP2 N.Leutwiler, S.Nakano, J.Winslow Race Performance ORECA/Judd
44 GTE Am D.Cameron, M.Griffin, A.Scott AF Corse Ferrari
LMP1 A.Davidson, S.Buemi, K.Nakajima Toyota Gazoo Racing Toyota
LMP2 I.Taittinger, R.Striebig, L.Roussel Pegasus Racing Morgan/Nissan
LMP2 T.Graves, M.Rao, R.Merhi Manor ORECA/Nissan
GTE Am P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda Aston Martin Racing Aston Martin
LMP2 P.Thiriet, M.Beche, R.Hirakawa Thiriet by TDS Racing ORECA/Nissan
LMP2 D.Cheng, H-Pin Tung, N.Panciatici Baxi DC Racing Alpine Alpine/Nissan
LMP2 S.Dolan, J.Dennis, G.van der Garde G-Drive Racing Gibson/Nissan
GTE Pro O.Gavin, T.Milner, J.Taylor Corvette Racing Chevrolet
LMP1 S.Trummer, O.Webb, P.Kaffer ByKOLLES Racing Team CLM/AER
LMP1 M.Tuscher, A.Imperatori, D.Kraihamer Rebellion Racing Rebellion/AER
GTE Pro G.Bruni, J.Calado, A.P.Guidi AF Corse Ferrari
GTE Pro D.Rigon, S.Bird, A.Bertolini AF Corse Ferrari
GTE Am F.Makowiecki, E.Bamber, J.Bergmeister Porsche Motorsport Porsche
GTE Am P.Pilet, K.Estre, N.Tandy Porsche Motorsport Porsche
LMP2 T.Matsuda, M.Howson, R.Bradley KCMG ORECA/Nissan
GTE Am C.MacNeil, L.Keen, M.Miller Proton Competition Porsche

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.